Primeiro Festival Mundial de Cartazes em Havana


                                                       

Artistas de diferentes gerações debaterão em Cuba sobre a arte mundial de cartazes, durante o Primeiro Festival dessa especialidade a ser realizado na ilha entre 19 e 26 de abril.

De acordo com Hector Villaverde, representante do Comitê Organizador, o evento abrirá um espaço de debate entre criadores que analisarão as tendências atuais nessa especialidade.

Assim mesmo, atualizarão conhecimentos sobre as tendências mundiais nesse tipo de expressão artística.

O cartaz se converteu em uma das manifestações emblemáticas das artes plásticas em Cuba, quando depois de 1959 rompeu com velhos cânones para acompanhar o processo revolucionário.

O festival será aberto pela exposição -cartaz polonês doravante-, como uma homenagem à influência desse país na arte gráfica cubana.

Sobre o tema, a primeira secretária da embaixada polonesa em Havana, Dorota Kobierowska, destacou que a mostra exibe a obra de artistas jovens e evidencia o renascimento da escola de cartazes em sua nação, sob a influência de novas tecnologias e o retorno à arte de vanguarda.

O festival será a antessala das comemorações pelo Dia Mundial do Desenho dia 27 de abril, e contará com trabalhos de alunos da Universidade de Costa Rica e de estudantes cubanos.(Com a PL)

Comentários