Vietnã comemorou 40 anos da vitória sobre o imperialismo ianque

                                                  

1° de maio de 2016 / Neste abril, o povo do Vietnã recordou sua vitória na expulsão dos invasores estadunidenses durante a chamada Guerra do Vietnã, que terminou em 30 de abril de 1975.

A Queda de Saigon (atualmente a cidade Ho Chi Minh) colocou o ponto final ao conflito bélico e o início do processo de reunificação do país.

A luta, que durou duas décadas, terminou com uma derrota humilhante para os Estados Unidos que, depois de gastarem milhões de dólares no envio de tropas e armas e perderem 58.000 vidas estadunidenses, tiveram que evacuar rapidamente o pessoal que ficou no país do sudeste asiático em um helicóptero de sua embaixada quando Saigon caiu.

Com armas muito mais rudimentares que as de seu inimigo, usaram seu engenho para construir túneis – nos quais viviam e se deslocavam as tropas –, puseram armadilhas muitas vezes feitas com bambu e outros materiais naturais e, pouco a pouco, desgastaram o inimigo, até que deixassem o país. Já tinham feito o mesmo com outros invasores superiores em meios, como os franceses, quando venceram a famosa batalha de Dien Bien Phu.

A guerra está muito presente no país. Cemitérios, museus, monumentos de comemoração de batalhas e vítimas, visitas turísticas aos túneis e lugares que foram campos de batalha, espalhados por todo o país, junto a dezenas de museus, estátuas e outros lugares de culto dedicados ao herói nacional, o presidente e líder comunista Ho Chi Minh, ou como chamam carinhosamente, o tio Ho.
LibreRed | Huffington Post

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/02/vietnam-celebro-40-anos-del-triunfo-sobre-el-imperialismo-yankee/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Comentários