Estudo revela um medicamento efetivo contra a asma

                                          

Um ensaio clínico realizado por cientistas britânicos revela uma pílula contra a asma severa que pode ser efetiva, se conheceu hoje.

A pílula, batizada como Fevipiprant, reduz a inflamação e conserta o revestimento das vias respiratórias em doentes de asma, assinala um artigo dos autores publicado pela revista Lancet Respiratory Medicine.

Segundo o médio especializado, os pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, realizaram um estudo preliminar com 61 pacientes.

Entre os participantes, um grupo recebeu uma dose de 225 miligramas do medicamento duas vezes ao dia durante 12 semanas, enquanto a outro lhe forneceu um placebo.

A percentagem de presença de eosinófilos, medida relacionada com a inflamação das vias aéreas, nos pacientes tratados com a pílula reduziu-se de 5,4 a 1,1.

No entanto, diminuiu de 4,6 a 3,9% nos do grupo do placebo (substância capaz de provocar um efeito positivo).

Este novo tratamento pode ajudar a deter ataques de asma evitáveis, reduzir os rendimentos hospitalários e melhorar os sintomas no dia a dia dos pacientes, disse o especialistas Chris Brightling.

Esse fato converte-o em um avanço realmente inovador face a futuros procedimentos, agregou.

Por sua vez, Samantha Walter, diretora da organização britânica Asthma UK, que promove a investigação para combater a doença, considerou que o ensaio supõe uma enorme promessa.

Ao dizer de Walter, a possibilidade de tomar uma pílula em vês de utilizar um inalador seria realmente bem acolhida pelos milhões de pessoas que sofrem asma.

A propósito disso, advertiu que se precisa mais investigação e fica ainda um longo caminho até que nas farmácias possa ser comprado.

A asma é uma doença do sistema respiratório caracterizada por uma inflamação crônica da via aérea.

A Organização Mundial da Saúde calcula em 235 milhões as pessoas que sofrem esse mau.

(Com Prensa Latina)

Comentários