Conheça os tipos e benefícios do aspargo para saúde

                                                                     
O aspargo é muito consumido e popular pelo mundo devido ao sabor e às propriedades medicinais. O vegetal é amplamente utilizado em pratos europeus e chineses, combinando com outros legumes, carnes ou frutos do mar. Os aspargos também podem ser comidos crus em saladas ou cozidos.

O aspargo é uma planta nativa da Euro-Ásia, de talos brancos ou verdes. Com plantações espalhadas pelo mundo todo, ele cresce melhor em solos arenosos. O aspargo tem sido cultivado e prestigiado desde os tempos mais remotos até hoje, devido às suas propriedades benéficas e excelente sabor. 

Conhecido pelos romanos e egípcios, também era posto para secar pelos índios americanos para a cura de problemas na bexiga ou nos rins. Atualmente existem muitas variedades de aspargos, tais como o aspargo Inglês, que nunca cresce com o talo muito grosso e é apreciado por seu sabor; aspargo Italiano, que tem uma cor violeta e é menos saboroso; e o Francês, que é uma variedade melhorada com talos menos grossos e uma ponta de cor violeta clara.

A Holanda, Alemanha e Bélgica preferem os aspargos brancos, que são cultivados de maneira a não desenvolverem a clorofila. A estação do aspargo na Europa começa em março e se estende até o mês de junho.

Aspargos frescos devem apresentar o talo firme e uma cor uniforme. Poderão ser armazenados até três dias em geladeira se forem postos em uma vasilha com seus talos submersos em um pouco de água que os cubra. Outro método de manutenção é enrolar as pontas cortadas em papel umedecido e colocar os aspargos dentro de uma vasilha fechada para ser refrigerada.

Para preparar os aspargos, lave-os em água fresca para remover a sujeira. Retire a parte mais dura do talo de baixo, por ser muito fibroso. Os aspargos mais novos talvez só precisem que esse pedaço do talo seja removido, porém os mais velhos têm que ser descascados também. Cozinhe-os pelo menor tempo possível para que uma boa textura e coloração sejam garantidas.

Os aspargos são geralmente cozidos no vapor ou fervidos em água, porém seu sabor é tão delicado que é melhor que sejam cozidos para menos do que para mais. Use-os por si só ou servidos como parte de uma salada, preservados para dias de inverno, em sopas, refogados ou fritos rapidamente, em quiches e guisados. Os franceses costumam comê-los quentes com manteiga, enquanto os italianos comem-nos frios com vinagrete.

Aspargo é um alimento de baixa caloria, rico em muitos nutrientes, sendo uma combinação perfeita para a saúde. Ele fornece apenas 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Aspargos é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K. É também uma boa fonte de minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Além disso, o vegetal é rico em fibras e antioxidantes.

O aspargo é uma boa fonte de fibra dietética. Ele contém um composto, chamado de inulina, que é uma fibra dietética solúvel. A inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.

(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários