551 delegadas contribuirão com sabedoria política no próximo Congresso Nacional do PCCh


                                                               
Cada vez mais mulheres participam nos assuntos políticos na China. (Foto: Xu Ye/Diário do Povo)


 Hou Lulu (*)

Um total de 551 delegadas, 24,1% dos 2.287 representantes eleitos, irão participar no 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), a ser realizado a partir do dia 18 de outubro, em Beijing.

A proporção é 1,1% maior do que em 2012, quando o PCCh realizou o seu 18º Congresso Nacional.
O número aumentou visto cada vez mais mulheres chinesas serem bem sucedidas nas suas carreiras políticas.

Hua Chunying, eleita como delegada no Congresso Nacional deste ano, é uma das porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores da China. Zhang Qiyue, Consul Geral da China em Nova Iorque, foi eleita como delegada do 16º, 17º e 18º Congresso Nacional do PCCh.

A participação das mulheres nos assuntos políticos é um importante indicador de avaliação do progresso democrático de um país. As mudanças são atribuídas aos grandes esforços da China para promover a igualdade de gênero e proteger os direitos e interesses das mulheres nos últimos anos.

A lei anti-violência doméstica implementada pela China desde março de 2016, por exemplo, oferece às mulheres uma nova arma para proteger os seus direitos pessoais.

Até ao final de julho deste ano, um total de 322,11 bilhões de yuans (cerca de 49 bilhões de dólares) em empréstimos foi concedido a startup exclusivamente femininas, beneficiando cerca de 5,89 milhões de mulheres.

Além disso, a China realizou exames gratuitos de despiste de câncer cervical para mais de 60 milhões de mulheres e exames gratuitos de detação de câncer de mama para mais de 10 milhões de mulheres nas zonas rurais.

Com uma melhor proteção dos seus direitos e interesses, as mulheres chinesas têm desempenhado um papel cada vez mais importante no desenvolvimento nacional.

A expectativa de vida média das mulheres chinesas atingiu os 79,43 anos em 2015, um aumento de 2,06 anos em comparação com 2010. Concomitantemente, a taxa de mortalidade materna foi de 20,1/100.000, reduzindo em quase 10% em comparação com o valor de 2010.

As mulheres representam 42,9% do número total de funcionários na China, e, 55% dos empresários online são do sexo feminino.

Além disso, 66% das medalhas recebidas pela China nos Jogos Olímpicos de Verão de Rio 2016 foram conseguidas por atletas do sexo feminino.

O país continuará a fazer mais esforços no futuro, por forma a resolver problemas existentes para as mulheres a nível do casamento, emprego, segurança social, direitos e interesses fundiários, bem como direitos pessoais, disse Shen Yueyue, presidente da Federação Nacional de Mulheres da China.

(*) Jornalista do Diário do Povo)

Comentários