Começa quarta-feira o 19º Congresso do Partido Comunista da China

                                                              
O 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), a ser realizado em Beijing, com início na próxima quarta-feira, será um novo marco no desenvolvimento do Partido e no rejuvenescimento nacional.

O PCCh, com mais de 89 milhões de membros, não é apenas o maior partido político do mundo e da história, como também é o partido no poder do maior país em desenvolvimento – nação de quase um nono da população mundial.

O congresso proporcionará ao PCCh uma oportunidade de declarar explicitamente as políticas a defender e qual o caminho a seguir durante, pelo menos, os próximos cinco anos, segundo os especialistas e pesquisadores.

Como a China é a segunda maior economia no mundo, e tem contribuído com mais de 30% do crescimento global desde 2008, as respostas às problemáticas existentes são importantes para todo o mundo.
O caminho, conhecido como “socialismo com características chinesas”, não é, de modo algum, um conceito vago. É um caminho pragmático seguido e enriquecido por diferentes gerações da liderança chinesa desde 1978, ano em que foi realizada a 3ª Sessão Plenária do 11º Comitê Central do PCCh. 

A sessão abordou as questões histórias deixadas pela “Revolução Cultural” (1966-1976), abrindo um novo capítulo na era de reforma e abertura.

Estas reuniões são de extrema importância para uma boa governança na China. Algumas das mesmas, apesar de já terem sido realizada há décadas atrás, como a sessão de 1978, continuam sendo “recentes” na memória do público chinês, representando a mudança paradigmática do modelo de operação do país e a influência na vida do seu povo.

Um exemplo é o 18º Congresso Nacional do PCCh, realizado em 2012. A reunião priorizou a governança clara, o crescimento inovador, o desenvolvimento ecológico e a confiança nacional. A nova liderança demonstrou, desde o início, o poder executivo correspondente para transformar as ideias em realidade, de forma segura e previsível.

O 19º Congresso Nacional do PCCh chega num momento decisivo, que objetiva a construção de uma sociedade modestamente confortável até 2020, e num período chave para o desenvolvimento do socialismo com características chinesas, sendo, por isso, esperados novos planos de ação e diretrizes que indiquem o rumo certo a tomar.

Han Qingxiang, membro do comitê de administração da Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, explicou que o resultado do Congresso irá definir como resolver três questões que poderão influenciar o futuro da China: a força-motriz e o poder de inovação do desenvolvimento social; o balanço, harmonia e estabilidade do desenvolvimento social; e a boa governança da sociedade e do país.

De acordo com Han, a reunião irá certamente injetar uma nova vitalidade na sociedade chinesa, que se refletirá em melhores soluções para os problemas na educação, cuidado aos idosos, habitação, serviço médico e distribuição do rendimento, ao mesmo tempo que ajudará a aprimorar a eficiência e habilidade na resolução de outras questões. 

(Com o Diário do Povo)

Comentários