Filme de cinco diretores dos países BRICS tem pré-estreia no norte da China

                                

Um filme feito em conjunto por cinco diretores dos cinco países do BRICS teve sua pré-estreia na tarde de quarta-feira na província de Shanxi, no norte da China.

O filme "Para onde o tempo se foi?" será projetado em toda a China na próxima quinta-feira, anunciou Jia Zhangke, diretor chinês. A pré-estreia foi para os críticos de cinema e a imprensa em Taiyuan, capital de Shanxi.

Os outros diretores são Walter Salles do Brasil, Aleksey Fedorchenko da Rússia, Madhur Bhandarkar da Índia e Jahmil X. T. Qubeka da África do Sul.

Jia, nativo de Shanxi, comentou à imprensa que o filme se divide em cinco partes. A seção brasileira mostra as consequências do colapso de uma represa. 

A parte indiana narra a amizade entre um idoso e um órfão. A parte russa apresenta um casal que vive em um vale. A seção sul-africana se foca no futuro. A história de Jia é sobre um casal que quer um segundo filho.

O diretor chinês comentou que os cinco países do BRICS estão desenvolvendo rapidamente e que a visão das pessoas nessas nações têm similitudes. "Mas os diferentes fundos culturais e históricos resultam em diferentes maneiras de pensar", acrescentou.

"A China está agora em uma época de cooperação internacional", acrescentou Jia. "O filme é uma prova significativa disso", finalizou. 

(Com a Agência Xinhua)

Comentários