Beijing realiza Festival de Cinema Brasileiro

                                                                             

Beijing, 1º dez (Xinhuanet) -- De 1 a 8 de dezembro, os amantes do cinema brasileiro em Beijing terão a oportunidade de assistir a grandes produções durante o Festival de Cinema Brasileiro que ocorrerá na cidade. Oito filmes serão exibidos, todos com áudio em português e legenda em chinês.
A estreia contará com a exibição de “Nise - O Coração da Loucura”, que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema do BRICS em Chengdu no final de junho deste ano. Além de “Nise”, clássicos como “Cidade de Deus” e “Central do Brasil” figuram entre as produções que serão exibidas.

Os ingressos podem ser comprados pelo site do Taopiaopiao ou na bilheteria do Arquivo de Filmes da China.

Endereço: China Film Archive Art Cinema, Wenhuiyuan road, nº 3, Haidian District.

Festival de Cinema Brasileiro em Beijing, de 1 a 8 de dezembro de 2017 - Comunicado à imprensa

BEIJING - A Embaixada do Brasil, em parceria com o Arquivo de Filmes da China, traz a seleção de alguns dos melhores filmes brasileiros para o público de Beijing. O Festival de Cinema Brasileiro exibirá, de 1 a 8 de dezembro, um total de oito produções, seis lançamentos e dois clássicos.

O filme de abertura, “Nise - O Coração da Loucura”, será apresentado pelo seu diretor, Roberto Berliner. Essa será sua segunda viagem à China em um período de seis meses: em junho, Berliner foi a Chengdu, onde recebeu o prêmio de melhor filme por “Nise” no II Festival de Cinema do BRICS, organizado pela SAPPRFT. O filme também será a primeira produção brasileira a ser comercializada na China.

“Nise” conta a história verídica da médica Nise da Silveira, que desafiou o meio psiquiátrico dominado pelo sexo masculino na década de 1940, propondo uma nova forma de tratamento baseada em artes em vez de métodos violentos, como eletrochoque e lobotomia. A exibição do filme será apoiada pela ONU e pela UNESCO para ajudar a aumentar a conscientização sobre questões de deficiência.

Outro destaque no programa é “O Roubo da Taça”, comédia que será apresentada por seu ator protagonista, Paulo Tiefenthaler. O filme conta a história do misterioso roubo do prêmio mais cobiçado da história dos esportes, a Taça Jules Rimet, conquistada pela seleção brasileira de futebol em 1970 ao vencer a Copa do Mundo pela terceira vez.

A seleção do festival também inclui uma série de filmes brasileiros internacionalmente aclamados de diferentes períodos e estilos variados. O drama “Central do Brasil” foi nomeado para o Oscar em 1999 em duas categorias. O suspense “Cidade de Deus” teve quatro indicações em 2004, um recorde para qualquer produção brasileira. No ano passado, “O Menino e o Mundo” foi nomeado na categoria de melhor animação, a primeira vez para uma animação brasileira.

“Estamos muito entusiasmados com a qualidade e a diversidade da seleção que estamos apresentando ao público de Beijing neste festival,” disse Marcos Caramuru, embaixador do Brasil em Beijing. Ele lembra que dois acordos sobre cinema - um bilateral sobre a coprodução de filmes e o outro sobre o lançamento de "Nise" - foram assinados em setembro passado, quando o presidente brasileiro visitou a China. Nunca vimos o cinema desempenhar um papel tão importante nas relações bilaterais”.

De acordo com Marcelo Azevedo, chefe da Seção de Indústrias Criativas da Embaixada do Brasil, o festival é uma iniciativa importante para aumentar o intercâmbio de pessoas com a China. "Uma grande parte do público chinês não está inteiramente consciente da influência dos dramas brasileiros na China," explica. Azevedo lembra que Isaura, que marcou uma geração na década de 1980, foi a primeira grande produção estrangeira a ser exibida no país asiático.

Todos os filmes têm áudio em português e legenda em chinês.

Para informações adicionais, entrar em contato com Sun Yuchen em inglês, português ou chinês através do endereço sun.yuchen@itamaraty.gov.br

Listagem de filmes:

Nise - O Coração da Loucura
     Diretor: Roberto Berliner
O Menino e o Mundo
     Diretor: Alê Abreu
Mundo Cão
     Diretor: Marcos Jorge
O Roubo da Taça
     Diretor: Caito Ortiz
O Lobo atrás da Porta
     Diretor: Fernando Coimbra
Cidade de Deus
     Diretor: Fernando Meirelles
Que Horas Ela Volta?
     Diretora: Anna Muylaert
Central do Brasil
     Diretor: Walter Sales

(Com o Diário do Povo)

Comentários