Rússia declara imprensa dos EUA como “agentes” (Parece que o Putin, no caso em foco, tem um pouco de razão...José Carlos Alexandre)

                                                                      
Nove meios de comunicação americanos, incluindo a Voz da América — serviço internacional de rádio e televisão — foram declarados “agentes estrangeiros” pelo ministério da Justiça da Rússia. A decisão chega como represália a uma determinação semelhante do governo americano a um canal de televisão russo.

Voz da América e Rádio Free Europe/Radio Liberty, financiadas pelo Congresso dos Estados Unidos, e outros sete meios de comunicação vinculados a eles são classificados como órgãos que “exercem funções de um agente estrangeiro”, informou o ministério da Justiça.

O anúncio oficial chega depois que o presidente russo Vladimir Putin assinou a lei que permite classificar desta forma os meios de comunicação. No fim de novembro, o líder do Kremlin promulgou uma lei que autoriza o ministério da Justiça a atribuir a qualquer meio de comunicação presente na Rússia a marca de “agente estrangeiro”.

A lei foi aprovada pelo Parlamento russo em represália à decisão do governo americano de obrigar o canal de televisão RT de se registrar como “agente estrangeiro” nos Estados Unidos. Trata-se de mais um capítulo na conturbada relação entre Washington e Moscou. Depois de o comitê do capitólio responsável pela regularização de jornalistas em solo americano retirou credenciais do RT, os legisladores russos se engajaram em barrar o acesso de organizações de mídia rotuladas como “agentes estrangeiros”.

A Câmara baixa da Rússia deve adotar banimento semelhante ao fim da semana, segundo a agência France Presse.

O Conselho Consultivo dos Direitos Humanos da Rússia criticou a legislação por considerar que, a partir dela, “qualquer meio de comunicação estrangeiro poderia ser classificado como agente estrangeiro de forma arbitrária pelo ministério da Justiça”.

A norma, também criticada pela Anistia Internacional, obriga as entidades envolvidas a apresentar informações às autoridades sobre sua situação financeira e explicar nos documentos as informações produzidas. O novo texto amplia aos meios de uma comunicação uma lei de 2012 que envolvia apenas as ONGs.

(Com a ABI)

Comentários