Bellinha só tem 4 aninhos mas já fala sete idiomas...



Aos quatro anos, Bella Devyatkina já fala fluentemente seis línguas estrangeiras, além de seu russo nativo. Como ela fez isso e que explicação os linguistas oferecem?

No início deste mês, Bella tornou-se imediatamente famosa graças a "Amazing People", um programa na televisão russa.

O vídeo com a menina respondendo perguntas, cantando músicas e falando sobre si mesma em diferentes idiomas se tornou viral. 

"Comparado com essa criança, me sinto um idiota", escreveram os usuários na seção de comentários.

Yulia Devyatkina, mãe de Bella, disse que sua filha não é uma criança prodígio; eles simplesmente investiram muito tempo e esforço em seu desenvolvimento. "Nem toda criança precisa falar seis línguas, mas qualquer criança pode dominar duas ou três", disse a mãe.

Os pais de Bella entendem que a filha deles não estará usando todas essas línguas na vida cotidiana.

"Quando a escola começar, vamos nos concentrar em inglês, francês e chinês", disse a mãe. "Nós também não nos preocupamos que Bella não esteja interessada em suas aulas. Ela tem o mesmo conhecimento que qualquer criança de quatro anos de idade deveria ter, mas ela é capaz de discutir esses tópicos em diferentes idiomas."

Conversa de bebê francês

A mãe de Bella é linguista e ensina inglês para crianças há sete anos. Seu pai trabalha no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Rádio, com sede em Moscou. A família tem uma renda média, mas os pais decidiram que o desenvolvimento da filha é sua principal prioridade.

Inicialmente, os pais queriam que Bella falasse inglês como um falante nativo, e a mãe falou com Bella em inglês e russo desde o nascimento, alternando a cada dois dias. Ela se certificou de que os idiomas não fossem misturados, não permitindo que a menina inserisse palavras russas durante uma conversa em inglês.

Quando Bella tinha 10 meses de idade, os pais dela adicionaram o francês. Ela não conseguia falar, mas podia apontar o dedo para as coisas quando os adultos se referiam a elas. Bella dominou a leitura mesmo antes de começar a falar, e seus pais ensinaram isso usando cartões especiais a partir dos cinco meses de idade.

Por exemplo, quando Bella, de dez meses de idade, recebeu a palavra "mão" escrita em russo ou inglês, ela mostrou sua pequena mão. Com a idade de um ano, ela e seus pais dominaram 60 desses cartões. Bella começou a ler facilmente com a idade de dois anos.

Desenhos animados chineses 

Aos dois anos, Bella aprendeu a falar em frases curtas e a ler fluentemente em três idiomas. Quando ela tinha menos de três anos, seus pais adicionaram o chinês ao seu programa. Segundo a mãe, Bella mostrou grande interesse pela nova língua e pediu para assistir desenhos animados em chinês.

Aos três anos e dois meses, a pequena Bella mostrou interesse em aprender espanhol e alemão, além de dançar, violino e vocais. Então o árabe também foi adicionado. Bella anda, joga esconde-esconde e lê livros comuns para crianças - ela apenas o faz em diferentes idiomas. Todas as aulas dela são realizadas sob a forma de um jogo.

Os pais organizam pequenas excursões educacionais com falantes nativos para Bella, ela também frequenta um clube de teatro inglês, estuda desenho em francês, dança em espanhol e participa de aulas de patinação artística com um falante nativo de alemão. Além disso, os pais organizam regularmente aulas conjuntas de idiomas para Bella e seus amigos, que também são criados em um ambiente multilíngue.

Poder do cérebro

Os cientistas confirmam que a capacidade de falar em diferentes idiomas e mudar de um para o outro depende da interação de diferentes áreas do cérebro. Eles são ativados dependendo das características fonéticas da linguagem, seu sistema gramatical, imagens e até tonalidade.

"Cada nova experiência é refletida no cérebro pelo surgimento de novas conexões nervosas", disse a psicóloga Tatyana Dyachenko. "O hipocampo, responsável pela memória, estimula o crescimento de novos neurônios. O volume de certas partes do cérebro literalmente cresce".

"O multilinguismo tem um efeito positivo no desenvolvimento geral de uma criança, embora possa causar uma defasagem no desenvolvimento da fala em um estágio inicial, em comparação com crianças que crescem com apenas uma língua", disse Kira Ivanova, especialista do Instituto de Medicina. Estudos Linguísticos (ILS) na Academia Russa de Ciências.

O treinamento precoce, no entanto, não garante que a criança seja fluente no idioma no futuro. 

"Eu conheço uma mãe que falou com seu filho apenas em inglês até os três anos", disse Maria Molina, pesquisadora do ILS. "Agora esse garoto luta com o currículo de uma escola russa comum".

(Com Rússia Beyond)


Comentários