Um ônibus e um bonde para conhecer Berlim


                                                                               
                                                        Linha 100 foi criada em 1990

 Clarissa Neher (*)

Primeira linha de ônibus que ligou Berlim Ocidental a Oriental passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Já o "Bonde da Festa" é opção para explorar vida noturna da capital alemã.

Entre as dez linhas de metrô, 22 de bonde e mais de 150 de ônibus do transporte público de Berlim, uma de ônibus e outra de bonde são especialmente úteis para turistas que desejam fugir dos city tours oferecidos por empresas particulares.

A linha 100, a de ônibus mais conhecida da capital alemã, liga a famosa praça Alexanderplatz ao zoológico (e vice-versa). Em seu percurso de 8 quilômetros, ela passa pelos principais pontos turísticos da cidade: Portão de Brandemburgo, Ilha dos Museus, Catedral de Berlim, Parlamento, parque Tiergarten, Coluna da Vitória, Gedächtniskirche (Igreja Memorial do Imperador Guilherme). Seu trajeto é completo em cerca de meia hora.

Mas a linha 100 não se destaca apenas por seu aspecto turístico, ela tem um peso histórico. Criada em 1990, foi a primeira linha de ônibus a circular entre a Berlim Oriental e Ocidental, ligando o centro das duas cidades, que surgiram com a divisão e se distanciaram com o muro.

 Clarissa Neher 
A jornalista Clarissa Neher vive em Berlim desde 2008

Já a segunda dica para conhecer Berlim se transforma com o cair da noite. A linha de bonde M 10 foi apelidada de Bonde da Festa", por conectar as principais cenas da vida noturna da cidade. Seu trajeto de 10 quilômetros liga Moabit, passando pela estação central, Mitte e Prenzlauer Berg, até a Warschauer Strasse, em Friedrichshain. Além disso, ela é uma das linhas que não para, circulando 24 horas por dia.

Com o M10, é possível chegar a clubes legendários da cidade – Watergate e Berghain – , e também a locais que concentram diversos bares e discotecas como as regiões próximo às estações Eberwalder Strasse e Warschauer Strasse.

Durante o dia, em seu percurso de 38 minutos, o M10 é uma opção para conhecer atrações turísticas: como o Museu de História Natural, o Memorial do Muro de Berlim, o Museu Hamburger Bahnhof, e o parque Mauerpark. Ele também é uma importante ligação no leste da cidade.  

A popular linha é ainda que a mais cresceu em número de usuários nos últimos anos na cidade. Atualmente, há planos de ampliá-la ainda mais. No futuro, o M10 deve passar por Kreuzberg e terminar na Hermannplatz, em Neukölln. Quando sua ampliação estiver completa, o M10 fará ainda mais jus ao apelido "Bonde da Festa", pois conectará os outros dois bairros famosos por sua vida noturna.

Tanto uma volta no 100 ou M10 custam 2,80 euros, o preço atual de uma passagem no transporte público berlinense.

(*) Clarissa Neher é jornalista freelancer na DW Brasil e mora desde 2008 na capital alemã. Na coluna Checkpoint Berlim, publicada às segundas-feiras, escreve sobre a cidade que já não é mais tão pobre, mas continua sexy.

                             DEZ CENTROS DE VIDA NOTURNA NA ALEMANHA
                                               
      
De manhã ou de noite: em Berlim as pessoas podem dançar 24 horas ao dia. Muitas pessoas viajam à capital alemã somente para passar o fim de semana, indo de uma casa noturna a outra. Friedrichshain e Kreuzberg, um bairro de cada lado do rio Spree, são populares para as noitadas. O lendário clube de música eletrônica Berghain e o complexo RAW são os destinos mais conhecidos.

(Com a DW)

Comentários