Cine Humberto Mauro homenageia Sidney Poitier

                                                                               
O Cine Humberto Mauro realiza, entre 10 e 16/9, a mostra “Sidney Poitier”, dedicada ao ator e diretor norte-americano, primeira pessoa negra a ser indicada e a vencer o Oscar de Melhor Ator em 1963. 

Na programação, estão clássicos como “Acorrentados” (1958), “Ao Mestre Com Carinho” (1967) e “Adivinhe Quem Vem Para Jantar” (1967), inspiração para o longa contemporâneo “Corra!” (2017), de Jordan Peele, que também será exibido.

O ator já havia sido indicado ao Oscar por “Acorrentados” (1958) e, antes dele, a única pessoa negra a levar a estatueta havia sido Hattie McDaniel, pelo papel coadjuvante em “E O Vento Levou” (1939). A atriz foi também a primeira pessoa negra a comparecer como convidada à festa do Oscar.

Poitier iniciou sua carreira em meio aos movimentos de direitos civis e de igualdade racial, tomando a decisão de somente aceitar papéis que fugiam de estereótipos para o homem negro. Seu protagonismo foi mais acentuado com o fim do Código Hayes, conjunto de regras morais para produções cinematográficas em Hollywood, incluindo a proibição de retratar relacionamentos entre pessoas de raças diferentes. 

O papel conciliatório de homem culto e muito educado se tornou uma constante em sua carreira, que engloba mais de 50 trabalhos em cinema. Na mostra do Cine Humberto Mauro, a curadoria se dedica aos filmes em que a atuação do ator se destaca.

Mostra
                                                         
Três longas-metragens de 1967 que tocam no tema interracial são destaque. Em “No Calor da Noite”, Poitier interpreta um homem que é acusado injustamente de assassinato por ser um homem negro e bem vestido recém-chegado na cidade. 

Em “Ao Mestre, Com Carinho’, o americano interpreta um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, se deparando com alunos indisciplinados e desordeiros, em sua maioria brancos.

Em “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, um conceituado casal se choca ao saber que a filha está noiva de um homem negro e busca encontrar alguma característica ruim no pretendente, mas só descobre qualidades morais e profissionais acima da média. 

Na programação, uma das sessões do filme é seguida pela exibição de “Corra!” (2017), releitura contemporânea dirigida por Jordan Peele, um dos cineastas negros de destaque da atualidade. Na trama, um fotógrafo descobre um segredo sombrio ao viajar para conhecer os pais aparentemente amigáveis de sua namorada branca.
                                                                                 
História Permanente do Cinema

No mês de setembro, as sessões da mostra “História Permanente do Cinema” integram a programação da mostra Sidney Poitier. Na primeira, será exibido o longa “Uma Voz Nas Sombras” (1963), em que o ator interpreta um operário desempregado que ajuda freiras católicas a construir uma igreja e realizar pequenas tarefas, até começar a ser envolvido pelas religiosas.

“Aconteceu Num Sábado” (1974) é um blaxploitation (movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970) dirigido por Poitier. A trama acompanha dois amigos que decidem ir a um clube de apostas secreto para se divertir, mas ladrões roubam a carteira de um deles, que, por acaso, contém um bilhete premiado da loteria.

                                                                 


Serviço:

Mostra Sidney Poitier

Período: entre 10 e 16/9

Local: Cine Humberto Mauro

Endereço: Av. Afonso Pena 1.537 – Centro

Ingressos: Gratuitos com retirada 1 hora antes de cada sessão

Comentários