"Malvinas-Crônicas de Guerra"
O jornalista Fernando Zuba lança, dia 13 de abril, no Automóvel Clube, seu livro Malvinas-Crônicas de Guerra. A promoção é da Academia Montesclarense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e da Reitoria da Unimontes. Sobre o assunto, o colunista do Hoje em Dia Manoel Hygino dos Santos, que prefacia a obra, afirma que "Fernando Zuba bem poderia ser seu personagem. Encanto, humor, texto refinado e senso de responsabilidade nunca lhe faltaram.l É um verdadeiro contemporâneo de seu tempo."(Fernando Zuba, segundo da esquerda para a direita, junto com antigos colegas de jornalismo, numa foto de Jaime Barra, colocada no blog de Synfrônio Veiga)
Comentários
A obra assinada por Zuba, repórter da Rádio Capital à época e correspondente da guerra que aconteceu na Argentina, nos anos 80, foi apresentada pela Unimontes em parceria com a Academia Montesclarense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC). Na oportunidade, estiveram presentes autoridades, personalidades da cultura, imprensa e outros convidados.
Ao falar da sua própria passagem pela imprensa local, tendo como primeiro emprego o extinto ‘Diário de Montes Claros’, na mesma época em que Fernando Zuba fazia parte do quadro de repórteres da empresa, o reitor da Unimontes afirmou que “nos anos 60 e 70, os profissionais das redações eram movidos por amor à arte de escrever, praticando um jornalismo voltado para o desenvolvimento da cidade, ainda em fase de crescimento”.
Ainda de acordo com o professor Paulo César de Almeida, o jornalista Fernando Zuba descreveu o episódio bélico envolvendo Argentina e Inglaterra pelo controle das Ilhas Malvinas “com o olhar crítico de um profissional exímio e isento, sendo um exemplo para imprensa como um todo”. Disse, ainda, que a obra merece ser lida por todos e em particular pelos pesquisadores da área.
Na oportunidade, o presidente do IHGMC, Wanderlino Arruda, destacou a importância do livro “Malvinas – Crônicas de Guerra” como documento histórico. Já o jornalista Jorge Silveira fez a apresentação da obra e do autor, ressaltando “conhecer de perto sua competência e seu talento profissional”. Ele observou que o livro foi gerado “numa época de muita coragem do autor, sendo referência em sua brilhante carreira”.
Emocionado, Fernando Zuba relatou que “escreveu o livro para que os futuros jornalistas tenham a oportunidade de saber o que é uma guerra”. Lembrou que viveu momentos de muita emoção e sentiu de perto que nenhuma guerra vale a pena.
Eustáquio Silveira
A façanha do lançamento, primeiro em Montes Claros, coube aos “dinossauros” Jorge Silveira e Felipe Gabrich, que não esconderam o orgulho e satisfação de ter o amigo de volta, depois de 41 anos. Foi antes de tudo, um encontro emocionado de velhos companheiros. MALVINAS- Crônicas de guerra – é uma grande reportagem e narra o ápice da carreira de Fernando, constituindo-se numa referencia importante do que foi a guerra entre argentinos e ingleses.
O lançamento levou a chancela da UNIMONTES, INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAFICO e da ACADEMIA MONTESCLARENSE DE LETRAS. Nem os limites impostos pela severa diabetes que o obriga a sessões frequentes de hemodiálise e que lhe rouba a visão, impediram Fernando das alegrias do reencontro. Prometeu voltar mais frequentemente para alegria de todos nós.