Bloqueio é vingativo, diz Raúl Castro


Os cubanos estão dispostos a compartilhar com os vizinhos latino-americanos e caribenhos suas "modestas soluções" para problemas sociais, afirmou o presidente de Cuba, Raúl Castro Ruz, que participa da cúpula de Sauípe. "Agradeço aos países da América Latina e Caribe pelo seu firme apoio à declaração formal desta cúpula que exige ".
Raul Castro, disse, durante discurso na Cúpula da América Latina e Caribe (Calc), que o bloqueio comercial dos Estados Unidos imposto contra seu país é "prolongado e vingativo". Ele também agradeceu aos países presentes pelo apoio a uma declaração formal da cúpula que pede o fim do isolamento cubano.
A reunião composta por 33 países, sendo que 31 deles enviaram seus chefes de Estado, é realizada na Costa do Sauípe (BA), em paralelo a outras cúpulas, principalmente reunindo países da América do Sul. Os ausentes foram Alan Garcia, do Peru, e Álvaro Uribe, da Colômbia.
Ainda em seu discurso, o presidente cubano Raul Castro afirmou que é necessária a construção de uma globalização "imprescindível da solidariedade" e que as cúpulas devem passar das "palavras aos fatos".

Comentários