Documentários mostram frases de Xi Jinping


Por ocasião do 11º encontro dos líderes do BRICS, a versão em português de dois documentários produzidos pelo Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla inglesa), designadamente “Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping” e “O Caminho da Nova China”, foram exibidos a 11 de novembro nos canais BandNews TV e Arte 1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong; a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o governador do estado de São Paulo, João Dória; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato e o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad, compareceram à cerimônia de transmissão.



O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong

Em sua alocução, Shen Haixiong disse que este ano é assinalado o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil. A parceria estratégica integral entre os dois países foi aprofundada, sob a liderança dos chefes de Estado dos dois países, constituindo em um modelo para a cooperação sul-sul.

Shen considera que a divulgação dos dois documentários– “Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping” e “O Caminho da Nova China” – abrirá uma janela para a população brasileira melhor compreender a China.
                                                   
                                   O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad

No seu discurso, Saad descreveu o filme “Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping” como estando repleto de pensamentos filosóficos. O presidente Xi examina o presente, fazendo uma retrospetiva sobre a história do país e os pensamentos dos antigos filósofos, corporizando os sentimentos do povo, enraizados em toda a história da China. As suas reflexões estão intimamente ligadas ao povo chinês. “O Caminho da Nova China”, usa vários materiais históricos para explicar o processo de desenvolvimento e os “segredos” do sucesso da Nova China, com os quais outros países podem aprender.

No seu discurso, Dória afirmou ter lido dois livros do presidente Xi Jinping e salientou que o sentimento mais latente é que o presidente chinês coloca sempre o desenvolvimento da economia e do nível de vida da população no topo das suas prioridades. A amizade Brasil-China não está limitada à economia e ao comércio, e o povo brasileiro quer saber mais sobre a China. Crê-se que a cooperação entre a mídia dos dois países, juntamente com a transmissão dos dois filmes em destaque, servirá o propósito de promover a amizade entre os dois países no longo prazo.

O filme “Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping” seleciona alguns trechos dos clássicos chineses citados pelo presidente em seus discursos, artigos e diálogos, abrangendo uma ampla diversidade de tópicos, e demonstrando o profundo entendimento do presidente da cultura tradicional de seu país.

“O Caminho da Nova China” aborda detalhadamente as grandes mudanças ocorridas na China ao longo dos últimos 70 anos na sua jornada rumo à Nova Era.

Os dois filmes estão também disponíveis nos idiomas inglês, italiano, grego, entre outros, abrangendo uma audiência de bilhões de pessoas.

No mesmo dia, o programa “Mundo China” foi também lançado, constituindo uma coluna com várias histórias acontecendo na China atualmente, em áreas como economia e sociedade.

A Rede Bandeirantes, fundada em 1937, é um dos principais grupos mediáticos do Brasil e da América do Sul. Com mais de 40 canais, abrange uma audiência superior a 150 milhões de espetadores. 

(Com o Diário do Povo)

Comentários