Experiência no combate à dengue
O bloqueio imposto pelos EUA a Cuba há mais de 50 anos foi uma barreira para o intercâmbio científico entre ambos os países, e isso não apenas prejudicou o desenvolvimento da Ilha neste setor, mas também dos próprios norte-americanos, a ponto de que a revista Science acaba de advogar por "uma nova era de cooperação"."A comunidade científica dos Estados Unidos pode beneficiar-se da ciência de alta qualidade que se desenvolveu em Cuba", salienta num editorial de 17 de outubro último.
A revista se referiu "à extensa experiência de pesquisa cubana sobre doenças tropicais, tais como a dengue. Atualmente, um dos centros mais representativos do mundo dedicados ao estudo da dengue está em Cuba — referindo ao Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, de Havana — e embora muito ativo na cooperação científica com a América Latina e a África, quase não interage com cientistas estadunidenses.
A dengue é uma ameaça para os Estados Unidos continentais e partilhar recursos do conhecimento para contra-arrestar surtos da doença seria um investimento na segurança da saúde de ambos os povos".
Comentários