Jornalista decodifica a informação para a sociedade


Texto de Fátima de Oliveira

Responsável pela conferência de abertura do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (XII ENPJ, o prof. Dr. Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (UFRJ/Biblioteca Nacional) explica o jornalismo como sendo uma atividade pública com preocupação de mediar os fatos e os acontecimentos cotidianos. “O que o jornalista faz é ajudar as pessoas, a sociedade a compreender o que está se passando.
A televisão, na opinião de Vizeu (foto), hoje o grande veículo de informação. “As pessoas sabem de tudo através da tv, especialmente a tv aberta é muito importante. Ela tem o poder de unir as pessoas num só programa. Passa a ser um lugar de referência, é como se todos os brasileiros estivessem ao mesmo tempo tomando conhecimento do que se passa no país e se relacionando através da televisão”.
O jornalismo enfrenta, atualmente, vários desafios em função das novas tecnologias. “Mas a sociedade, desde os primórdios ,tem necessidade de informação. Por isso nosso jornalista precisa melhorar sua auto estima, tem que encher o peito e dizer que eu sou jornalista, sobretudo diante do papel dele junto à sociedade. Por isso o jornalista tem uma função pedagógica, a função de interpretar o cotidiano e transferir para a sociedade”.

Comentários