Flashes do XIV Congresso do PCB


-Algumas discussões extrapolaram o XIV Congresso e continuarão a ser debatidas internamente como a do socialismo na China e no Vietnã, a questão da União Nacional de Estudantes etc.
-Por outro lado, o PCB, como fruto das discussões internas e externas desde maio, tomou a decisão de classificar a atual etapa de desenvolvimento do país como capitalista, digamos, dependente do imperialismo.
-Um duelo de teóricos se debruçou muito sobre a questão das alianças fundamentais do PCB.
-Uma coisa está bem clara: hoje o PCB revolucionário admite que não será o único, ou talvez não dete nha a hegemonia numa luta para a tomada do poder.
-De qualquer forma está enterrada a tese de aliança com a burguesia, posição dos anos 60 e 80 e 90, em favor de uma aliança estratégica com o proletariado urbano e rural.
-Posição tomada: o PCB é veementemente contrário à tentativa de crinimalização de movimentos de iniciativa popular, como o MST e a Liga Campesina, dentre outros.
-O MST se fez presente em várias atividades do Congresso: como de sua abertura e até promovendo uma festa para aqs delegações de partidos comunistas, socialistas e outros que defendam o socialismo e o comunismo.num de seus acampamentos.
-Delegações da Europa e da América Latina, além dos representantes da Coréia do Norte, ficaram emocionadas.
-Houve outros momentos de emoção como a volta ao PCB de todo um grupo que havia emigtrado para outras legendas, como no Rio Grande do Sul...
-Alguns nomes emblemáticos do PCB e da história brasileira, como Luís Carlos Prestes e sua primeira filha, Anita Leocádia Prestes, foram várias vezes citados nbo Congresso e sempre com fortes aplausos. Anita esteve no dia 8, nbo seminário sobre a América Latina, que lembrou Che Guevara, e foi ovacionada durante a abertura do Congresso, na ABI.
-O Retrato de Prestes estava ao lado de do de sua mulher, Olga Benário, no salão de convenções do hotel onde foram realizadas as sessões de votação das teses, termindos os trabalhos das oito comissões encarregadas de sistematizá-las.
-Destaque também para o retrato de Carlos Marighela, que será objeto de seminário, com participação do PCB (e outras legendas) no mês que vem.
-Quem trabalhou muito no Congresso foi o Edilson Gomes, atendendo a todas as delegações, coordenando os trabalhos, ao lado de equipes previamente escolhidas, dentre os próprios congressistas.
-O secretário-geral, Ivan Martins Pinheiro, era todo simpatia, intervindo com diplomacia para evitar constrangimentos entre defensores de questões mais polêmicas...
-Numa delas, chegou a ser abraçado e lirteralmente beijado por um dos mais destacados e , por vezes, veemente, congressistas...
-Destaque para a delegação mineira, principalmente para o secretário político, Fabinho (foto) e para outro dirigente jovem, o Túlio Silva,,, e um da velha guarda, o Almeida, ora prestando atenção em todo o debate, ora fazendo as vezes de vendedor de livros, dvds ...
-Houve muita preocupação com a questão de gênero. Algumas saudações começavam assim: "Camaras e caxmaradas..."
-Algumas camaradas fizeram lobby para a não supressão do direito ao aborto.Não tiveram sucesso...

Comentários