Conheça as regras de votação online para eleição do Sindicato dos Jornalistas
O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais informa à categoria que as eleições para a nova direção do SJPMG para o triênio 2020/2023 serão realizadas de 27 a 29 de maio e por meio eletrônico.
O adiamento da votação – marcada anteriormente para 11 a 13 de maio – e a adoção do meio eletrônico foram aprovados em reuniões realizadas em ambiente virtual pela Junta Eleitoral formada para a normatização das eleições.
A decisão foi tomada com base nas limitações impostas pela pandemia da Covid-19 e das novas normas de segurança sanitária e tem o respaldo no Estatuto do SJPMG que prevê o processamento de votação por meio eletrônico e confere à Junta Eleitoral autonomia para dirimir questões que possam confrontar com as regras pré-estabelecidas no mesmo.
Por que a mudança de data da eleição?
Em reunião da atual diretoria do SJPMG, realizada antes da pandemia da Covid-19, havia sido aprovado um calendário de votações entre 11 e 13 de maio justamente porque o Estatuto prevê a realização da disputa até 30 dias antes o término do mandato da atual gestão, que se dará em 13 de junho. No entanto, o planejamento do SJPMG foi atropelado pela nova realidade imposta em todo mundo, a Covid-19, e pela incerteza de sua dimensão no Brasil até então.
Baseado no próprio Estatuto do Sindicato (conforme citações anteriores) e na dificuldade em votação presencial, a Junta Eleitoral optou pela realização do voto eletrônico, necessário para a realidade de um isolamento social, e mais barato (levando-se em conta postagens pelo Correio para os mais de 100 eleitores do interior do estado e demais gastos de um processo eleitoral). Com a votação realizada no fim de maio, será garantido o prazo para renovação da diretoria sem necessidade de prorrogação.
Como será a votação
Para a realização da eleição virtual, a Junta eleitoral buscou no mercado empresas que já tenham experiência anterior nesse tipo de votação – que tem sido cada vez mais comum nas eleições de vários outros sindicatos.
A listagem de jornalistas aptos a votar está sendo revisada pelo SJPMG – tarefa que deve se encerrar nesta sexta (15). Vale lembrar que podem votar apenas os profissionais adimplentes com o sindicato, que por serem presentes, têm os seus dados atualizados constantemente.
A votação eletrônica será iniciada às 0h de 27/5/2020 e será encerrada às 19h de 29/5/2020. A dinâmica da votação será a seguinte:
De posse de uma lista encaminhada pelo Sindicato, a empresa enviará um email – pessoal e intransferível – para cada um dos aptos a votar (essa listagem de e-mail já está sendo checada pelo SJPMG).
Haverá um link em que o eleitor deverá digitar seu CPF para ter acesso à cédula. O voto é computado apenas uma vez, não havendo mecanismo para que o mesmo CPF vote mais de uma vez, o que garante a lisura do processo.
Haverá uma votação em separado, presencial, EXCLUSIVAMENTE para aqueles inadimplentes que quiserem quitar seus débitos no período entre a emissão da lista de votantes e o envio à empresa responsável pela realização da eleição.
A votação será de 9h às 18h nos dias 27 e 28/5, e de 9h às 19h no dia 29/5, na sede do Sindicato, à Avenida Álvares Cabral, 400. O comparecimento à sede do Sindicato deverá ser agendado e será proibida a permanência no local após concluída a votação, evitando o descumprimento das normas de segurança sanitária impostas em razão da Pandemia da Covid-19. O Sindicato adotará ainda todas as medidas sanitárias e fará o controle na entrada da sede.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, haverá um computador do SJMG à disposição para que possam votar – mais uma vez, mantendo todas as medidas sanitárias.
Aposentados
Também haverá uma urna volante, destinada aos sócios remidos aposentados e que encaminharem ao sindicato o pedido para votarem de sua casa, respeitada todas as medidas sanitárias para a preservação da vida.
Para conhecimento de toda a categoria, o SJPMG publicará novo edital, com as novas regras incorporadas ao processo eleitoral em curso.
Comentários