Xi Jinping: Internet é um espaço com grande potencial. A China tem 830 milhões de internautas

                                                                   
Com a implementação do plano de ação “Internet +”, a economia cibernética ocupa uma porcentagem cada vez maior no PIB da China. No dia 19 de abril de 2016, foi realizada uma reunião de trabalho sobre a segurança cibernética e a informatização, quando o presidente chinês, Xi Jinping, indicou uma direção clara para o desenvolvimento do espaço cibernético e de informatização da China. 

Hoje, três anos depois, sua exigência de reforçar a construção da infraestrutura cibernética e promover a convergência entre Internet e economia real continua desempenhando um papel positivo no reajuste da estrutura econômica do país. 

Xi Jinping disse que os fluxos de informação devem ser uma força de motor para promover os fluxos de capitais, técnicos, talentos e materiais para melhorar o modelo de crescimento econômico do país.

Até o momento, o número de internautas na China já ultrapassou 829 milhões de pessoas. Na reunião realizada três anos atrás, Xi Jinping disse que os cidadãos chineses navegam na Internet porque a opinião pública é naturalmente expressa nas redes. 

Ele pediu que os quadros diligentes de diversos níveis usem a Internet para responder às preocupações do público. As sugestões, críticas e supervisões ao governo ou ao indivíduo, sejam suaves ou severas, precisam todas ser aplaudidas e levadas a sério, disse Xi Jinping.

A China é a segunda maior economia do mundo. No entanto, a disparidade que a China tem com o nível avançado mundial reside em tecnologias-chave, disse Xi Jinping. Uma empresa cibernética, não importa quão grande ou rica seja, seu destino sempre dependerá de outros se não possuir uma tecnologia-chave própria. Ele pediu que os empresários, especialistas acadêmicos e tecnológicos lutem para alcançar uma nova conquista de tecnologias-chave do nosso próprio país.

Ao mesmo tempo, Xi Jinping disse que as empresas chinesas do setor cibernético devem buscar uma maior cooperação no cenário mundial e a China dá boas vindas às empresas estrangeiras que respeitem as leis e regulamentos chineses.

A infraestrutura cibernética em áreas de finanças, energia elétrica e comunicações são centro de nervos do estável funcionamento socioeconômico e é a prioridade da segurança cibernética da China. Xi Jinping enfatizou a importância de acelerar a construção de um sistema para garantir a segurança da infraestrutura cibernética em importantes áreas sociais.

Nesta reunião, Xi Jinping também falou de concorrência viciosa no mercado cibernético da China. Ele pediu aos departamentos relacionados para padronizem as ordens do mercado, além de acelerar o trabalho de legislação do setor e aperfeiçoar as medidas de supervisão conforme a lei. Quanto maior a escala que uma empresa fica, mais responsabilidade social e moral tem, disse Xi Jinping.

Nos últimos três anos, uma série de medidas tem sido aplicadas para garantir um desenvolvimento saudável da informatização cibernética da China, incluindo a elaboração de um plano abrangente para a próxima década, a legislação da primeira lei chinesa da segurança cibernética bem como novas cláusulas inscritas no Código Civil sobre a proteção de informações, dados e bens virtuais privados. 

Atualmente, a China está avançando para uma potência cibernética com uma garantia sistemática ainda mais aperfeiçoada.

(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários