"Pagê" toma posse na ABI e anuncia filiação de Glenn Greenwald
A filiação do jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept, à centenária Associação Brasileira de Imprensa – ABI foi anunciada na tarde desta segunda-feira (15/07), pelo seu novo presidente, Paulo Jerônimo Sousa, o Pagê (Reprodução da foto). A informação foi revelada na cerimônia protocolar de posse da diretoria e membros dos Conselhos, eleitos no último dia 27 de junho.
“Ele adorou. Está dentro”, foi o comentário de um dos advogados de Greenwald, ao apresentar-lhe a proposta, encaminhada pela diretoria recém-eleita de associar-se à ABI.
A filiação depende agora apenas de um acerto com a agenda do jornalista responsável pelas revelações de diálogos travados entre juízes, procuradores e delegados federais envolvidos na Operação Lava Jato.
Na sua rápida fala aos presentes, Pagê demonstrou a preocupação da entidade com a segurança do jornalista norte-americano que vem sendo ameaçado por pequenos grupos radicais da sociedade desde que o The Intercept iniciou a publicação dos já famosos diálogos.
Por conta de tais ameaças e de outras perseguições que Greenwald vem sofrendo, como as ocorridas na sexta-feira (12/07) na Feira de Literatura de Paraty, a ABI, que segundo Pagê já se faz representar no grupo de juristas criados para buscar proteção aos jornalistas que atuam em tais divulgações, tentará junto com entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, buscar formas efetivas de proteção a toda a equipe do The Intercept.
Na cerimônia realizada no auditório Belisário de Souza da sede histórica da ABI, no centro do Rio de Janeiro, foram empossados para exercício dos cargos no triênio 2019/2021 sete novos diretores, sete representantes do Conselho Fiscal e 30 membros efetivos e suplentes do Conselho Consultivo.
O conselheiro Fichel Davit Chargel foi eleito, por aclamação dos conselheiros efetivos, presidente do Conselho Deliberativo. Com ele formarão a mesa os conselheiros Vitor Iorio, como primeiro secretário, e Henrique Lago, como segundo secretário.
No ato de posse protocolar – a posse festiva, em ato público, ocorrerá em agosto – os presentes homenagearam o jornalista Rogério Daflon. Ele faleceu na tarde de domingo (14/07), após ser atropelado por uma moto há quinze dias. Estava gravemente enfermo no hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio.
Também foi lembrado na homenagem o jornalista Paulo Henrique Amorim, falecido na quarta-feira (10/07).
No começo da sessão, os Conselheiros anteciparam a próxima reunião de Conselho Deliberativo para a última segunda-feira do mês de julho (29/07), mantendo as demais reuniões na última segunda-feira do mês como rege o estatuto da ABI.
O Conselho Deliberativo realizará uma reunião extraordinária, em 29 de julho, quando então deverão ser aprovados os nomes dos membros das Comissões Estatutárias Da ABI, entre elas a de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos; de Ética; e a de Sindicância que analisa os pedidos de novos associados.
Diretoria Executiva
Presidência: Paulo Jeronimo – Pagê
Vice-presidência: Cid Benjamin
Diretor financeiro: Marcus Miranda
Diretor Administrativo: Antero Luiz
Diretor Cultural: Jesus Chediak
Diretor de Jornalismo: Marcelo Auler
Diretora de Assistência Social: Rosayne Macedo
Novas Comissões (Futuras Diretorias)
Comissão Mulheres & Diversidades: Vera Perfeito
Comissão Ensino/Qualificação: Vitor Iorio
Comissão Inovação/Tecnologia: Arnaldo César Ricci
Escritório ABI SP: Ricardo Carvalho – Ricardão
Escritório ABI DF: Hélio Doyle
Conselho Consultivo:
Ana Arruda, Ancelmo Góis, José Augusto Ribeiro, Juca Kfouri, Miro Teixeira, Nilson Lage e Paulo Totti.
Conselho Fiscal:
Cleyber Fintelman, Jarbas Domingos, José Luís Laranjo, Luiz Carlos de Souza – Chester, Oswaldo Maneschy, Ubirajara Moura e Wilson França.
Conselho Deliberativo Efetivos:
Alceste Pinheiro, Alexandre Medeiros, Ana Helena Tavares, Arnaldo César, Beatriz Santacruz, Elaine Maciel, Hélio Doyle, Henrique Lago, Janice Caetano, Laurindo Leal Filho (Lalo), Pery Cotta, Ricardo Carvalho (Ricardão), Terezinha Santos, Vera Perfeito e Vitor Iorio.
Suplentes
André Hippert, Carlos Newton, Dacio Malta, Eduardo Sarmento, Beth Costa, Elza Calazans, Ilza Araújo, Norma Couri, Geraldo Mainenti, Graça Lago, João Baptista de Abreu, José Antônio Gerheim, José Sérgio Rocha, Marcelo Beraba e Marcos Gomes.
Comentários