CINEMA ITALIANO É TEMA DO PROGRAMA CINEMATÓGRAFO, DA REDE MINAS, NESTA SEXTA (28)

                                                       internet


O império romano conquistou, também, o cinema. Foram nos estúdios da cidade italiana onde nasceram obras-primas da sétima arte. O país viveu a era de ouro ainda no cinema mudo e avançou lançando nomes que hoje são referências mundiais, como Luchino Visconti, Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini(foto). 

Professor de cinema da UFMG, Luiz Nazario, fala sobre o trabalho desses mestres no programa Cinematógrafo, da Rede Minas. Na atração desta sexta (28), ele conta sobre momentos históricos importantes nesse país, como o neorrealismo e o fascismo, que deixaram suas marcas nas produções cinematográficas.

O Cinematógrafo traz mais cinema italiano para a tela da TV aberta. O compositor Ennio Morricone é destaque do quadro Soundtrack. Ele tornou a trilha sonora de “Três homens em conflito” (1966), de Sergio Leone, sinônimo de faroeste.  O compositor, escritor e diretor João Batista Melo revela um trabalho pouco conhecido desse célebre musicista em “A lenda do pianista do mar” (1998), de  Giuseppe Tornatore. 

O jornalista Fernando Tibúrcio, que apresenta a atração, ainda traz o perfil do produtor , diretor e roteirista  Luca Guadagnino, que navega em todo o universo audiovisual, de videoclipes a filmes, e assinou importantes trabalhos, como o longa “Me chame pelo seu nome” (2017).

Essas são algumas das novidades do Cinematógrafo, que vai ao ar nesta sexta (28), às 20h, pela Rede Minas. O público ainda confere o programa, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

(Com Tatiana Coutinho de Oliveira/Rede Minas)

Comentários