A literatura perde John Updike





Morreu nos EUA o escritor John Updike, colaborador do The New York Times. Nos últimos três anos vinha lutando contra um câncer de pulmão que acabou por matá-l0 aos 77 anos. Ao longo de sua vida recebeu diversas honrarias, embora lhe tenha sido negado o Prêmio Nobel de Literatura. No Brasil era conhecido pelos livros Uma outra vida, Terrorista, Bem Perto da Costa, Bech no Beco. O escritor nasceu e cresceu na Pensilvânia, em uma família protestante. Aos 11 anos começou a se interessar por literatura e mais tarde se formou com medalha de mérito no curso de Inglês da Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas dos EUA.
Além de seu trabalho como escritor, Updike desde 1954 era colaborador da revista The New Yorker e escrevia críticas literárias no The New York Review of Books.
No Brasil, teve 25 livros publicados por editoras como a Companhia das Letras, Rocco, Abril e Nova Cultural, sendo o último deles Terrorista, de 2007. Em 1994 publicou a novela Brazil, sobre um casal de jovens que foge da família para viver um romance proibido.
Em 1987 teve seu livro As Bruxas de Eastwick adaptado para o cinema por George Miller, com Jack Nicholson, Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon no elenco. (Com El País, Terra, e IG) - DVD As Bruxas de Eastwick/Divulgação)

Comentários