Política externa será tema de último debate entre Obama e Romney
A duas semanas da eleição, os dois candidatos estão empatados com 47% das intenções de voto
Efe
Nos dois primeiros debates, cada candidato à Presidência dos Estados Unidos foi considerado vencedor de um deles
A 15 dias da eleição presidencial norte-americana, o republicano Mitt Romney e o democrata Barack Obama fazem nesta segunda-feira (22/10) o último de uma série de três debates, que será transmitido ao vivo pelo Opera Mundi.
O principal assunto do encontro, que será realizado em Boca Raton, na Flórida, um dos Estados considerados decisivos para o resultado do pleito, será a política externa dos Estados Unidos.
O debate, que terá duração de 90 minutos, será dividido em seis partes: o papel dos EUA no mundo; a guerra no Afeganistão; Israel e o Irã; as mudanças no Oriente Médio e o novo rosto do terrorismo; a ascensão da China e o mundo do futuro. Além desses temas, Romney também deve voltar a mencionar a morte do embaixador norte-americano na Líbia, J. Christopher Stevens, ocorrida no início de setembro.
A pesquisa de intenção de voto mais recente, divulgada neste domingo (21/10) pelo The Wall Street Journal e a rede NBC, indica que os dois candidatos estão empatados com 47%.
Com o acirramento da disputa, as duas campanhas passaram o final de semana concentradas na preparação para o debate. Obama, que é considerado favorito para a noite de hoje por receber os informes diários sobre assuntos internacionais nos últimos quatro anos, permaneceu em Camp David com a sua equipe, enquanto Romney já se encontrava em Boca Raton.
A elevada audiência dos dois primeiros encontros, que tiveram média superior a 65 milhões de telespectadores, um recorde em campanhas presidenciais norte-americanas, aumentou a importância do encontro.
Campanha
Os dois candidatos já decidiram o que farão em busca de votos que podem ser decisivos nos próximos dias. A partir de quarta-feira (24/10), Obama viajará, em dois dias, por seis Estados considerados chave: Iowa, Colorado, Florida, Nevada, Virginia e Ohio.
Romney, que também passará nesta semana por Nevada, Ohio e Colorado, aposta nos voluntários e na campanha porta a porta para vencer o pleito de 6 de novembro. (Com o Opera Mundi)
Comentários