Documentários sobre Sebastião Salgado e Edward Snowden disputam Oscar
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o ex-analista de dados do governo norte-americano, Edward Snowden, são os protagonistas de dois filmes concorrentes ao Oscar de 2015, maior premiação da indústria do cinema internacional. Os trabalhos disputam o prêmio na categoria "Melhor documentário".
Segundo a AFP, "O Sal da Terra", dirigido pelo alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião, acompanha o fotógrafo em sua trajetória profissional ao redor do mundo. O longa já ganhou um troféu no Festival de Cannes e concorre ao Prêmio Spirit de cinema independente dos EUA. A produção é uma parceria entre Brasil, França e Itália.
Já "Citizenfour", dirigido pela cineasta e jornalista norte-americana Laura Poitras, acompanha uma série de encontros entre Edward Snowden e os jornalistas do The Guardian e Washington Post em Hong Kong, mostrando como o ex-analista vazou documentos secretos da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês). O filme tem produção executiva de Steven Soderbergh.
Concorrem ainda na mesma categoria os filmes "Last Days in Vietnam", sobre os momentos finais da ação americana na Guerra do Vietnã em 1975; "Virunga", sobre a ação de grupos ambientalistas tentando preservar uma espécie de gorilas em extinção; e "A Fotografia Oculta de Vivian Maier", sobre a fotógrafa norte-americana Vivian Maier. A cerimônia de entrega do Oscar acontece no próximo domingo em Los Angeles. (Com o Portal Imprensa)
Comentários