República Popular Democrática da Coreia reinaugura o maior estádio do mundo

                                      


Fechado para reformas desde 2014, o estádio Rungnado 1º de Maio em Pyongyang está previsto para reabrir este ano, informa o blog da agência de viagens Koryo Tours.

Um símbolo do esporte como um dos motores do socialismo norte-coreano, o monumental estádio construído em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do país foi inaugurado no dia 1º de maio de 1989 e, desde então, é o maior estádio de futebol em todo o mundo, com capacidade para impressionantes 150 mil pessoas.

O estádio leva esse nome, Rungnado, porque está localizado na ilha fluvial de Rungna, no rio Taedong, em Pyongyang. Sua belíssima arquitetura, com 16 arcos que sobem do chão a mais de 60 metros de altura, lembra uma flor de magnólia, a flor nacional da República Popular Democrática da Coreia.

Um evento de luta livre em 1995 chegou a levar 190 mil pessoas ao estádio (o maior público de sua história), que recebe jogos de futebol da seleção nacional e também espetáculos de dança, ginástica e música, como os do Festival Arirang, tradicional expoente da cultura popular do país, que não foi realizado em 2014 justamente por causa da reforma do Rungnado.

Mas esse não é o único grande estádio do país. O Kim Il-Sung, também em Pyongyang, é outra gigantesca obra arquitetônica da Coreia Popular, e também figura na lista dos maiores estádios de futebol do planeta. Com capacidade para 100 mil pessoas, era antigamente usado para as práticas de beisebol, quando o país ainda vivia sob ocupação japonesa, e foi reinaugurado em 1982 com o nome do então líder do país.

O estádio Kim Il-Sung fica no local em que o Grande Líder fez seu primeiro discurso após a vitória da Coreia contra as forças invasoras do imperialismo japonês, em 1945. Ele atualmente recebe partidas dos times de futebol da capital e também a largada e chegada da maratona de Pyongyang. (Com o Diário Liberdade)

Comentários