Trabalhadores da General Motors encerram greve após a suspensão do plano de demissão

                                                                      
Depois de protagonizar a maior greve dos últimos 12 anos da categoria na General Motors de São José dos Campos, os metalúrgicos retornam ao trabalho com a conquista da suspensão do plano de demissão de cerca de 800 funcionários.

Após seis dias de greve, cerca de três mil funcionários decidiram, em assembleia da categoria, nesta quinta-feira (26), o retorno ao trabalho na montadora General Motors da unidade de  São José dos Campos, em São Paulo. A negociação, que já havia sido feita junto ao Sindicato dos Metalúrgicos ontem (25), aguardava a aprovação dos trabalhadores do movimento grevista.

A proposta inclui lay-off (suspensão de contrato de trabalho) por cinco meses com garantia de retorno e três meses de estabilidade no emprego para 650 trabalhadores, a partir do dia 9 de março. Os dias parados não serão descontados dos salários, apenas compensados no decorrer do ano. Além disso, não haverá nenhum tipo de retaliação aos grevistas. Durante o período de suspensão de contrato de trabalho, os trabalhadores receberão o salário integral, com direito à PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Este ano, duas das maiores montadoras do país – Volkswagen e General Motors –  tentaram realizar demissões em massa, mas tiveram de recuar após os trabalhadores entrarem em greve. “Este cenário confirma a necessidade do governo federal tomar medidas imediatas em defesa do emprego”, disse o representante da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates. 

Segundo ele, o sindicato e a CSP-Conlutas defendem que o governo federal tome medidas para garantir a estabilidade de emprego para trabalhadores das empresas que recebam incentivos fiscais, como é o caso das montadoras. “Os ataques aos trabalhadores não podem continuar”, concluiu.

Apesar dos incentivos recebidos no último ano - entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015 - as montadoras fecharam 12,8 mil postos de trabalho.

Comentários