DESENHO ANIMADO EM LIBRAS ESTREIA NA REDE MINAS
Emissora pública mineira é a primeira a exibir, no país, o projeto de entretenimento audiovisual em Língua Brasileira de Sinais
O desenho “Min e as mãozinhas” traz as aventuras de uma garotinha que, ao lado de seu companheiro esquilo, conhece diversos amigos e, juntos, aprendem a se comunicar. A animação, recheada de cores e sons, poderia ser apenas mais um desenho que fascina crianças, mas é o primeiro em língua de sinais no Brasil. O projeto nasceu de uma proposta inovadora: entreter crianças ouvintes e surdas e mostrar que as brincadeiras com os dedinhos e o corpo são uma valiosa ferramenta de inclusão social. A atração ganha espaço, pela primeira vez, na TV, no mês em que é comemorado “Setembro Azul”. A Rede Minas estreia “Min e as mãozinhas” neste sábado (19), às 12h50.
A criação é do animador Paulo Henrique Rodrigues, que acumula trabalhos em produções de sucesso, como Sítio do Pica Pau Amarelo, Turma da Mônica e Show da Luna. A ideia nasceu de uma vivência pessoal. “Conheci uma moça que era surda, em um casamento. Estávamos em uma mesa e não consegui pedir a ela o sal. Não consegui me comunicar com ela”, conta. A experiência foi o suficiente para dar início ao projeto. Foi aí que descobriu que não existiam animações em libras no país. “Foi uma surpresa, para mim, quando fiz as pesquisas e não achei nada. Pensei: não é possível!”, diz. A ideia precursora ganhou reconhecimento e hoje figura na lista de recordes brasileiros no RankBrasil.
A tarefa de criar a animação foi além do desenho. Para desenvolver o trabalho, Paulo contou com a ajuda de três professoras surdas e uma intérprete. Debruçados no projeto, nasceu a protagonista Min. Na tela, o aprendizado vem por meio das brincadeiras dessa personagem. “A gente leva a educação através do mostrar, da repetição e sem traduzir. Fazemos o entretenimento para o surdo e para o ouvinte”, explica Paulo, que completa: “a ideia é que todo mundo na sociedade saiba a libra”.
SETEMBRO AZUL
A animação “Min e as mãozinhas” preenche a programação da Rede Minas aos sábados, às 12h50. O conteúdo também pode ser visto, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. São cinco episódios com quase dez minutos de duração. Outros minivídeos da personagem também preenchem os intervalos, com conteúdos de promoção do aprendizado da língua de sinais. O conteúdo especial faz parte das ações da Rede Minas em comemoração ao “Setembro Azul”, quando são celebradas as lutas e conquistas da comunidade surda no país. Também, no dia 26, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos.
tatianacoutinho.tc@gmail.com
SERVIÇO – SETEMBRO AZUL NA REDE MINAS
“Min e as mãozinhas”, direção Paulo Henrique Rodrigues
Exibição aos sábados, às 12h50, pela Rede Minas
Estreia: episódio “Cade” – dia 19/09, às 12h50
( Com tatianacoutinho.tc@gmail.com)
Comentários