A Babilônia em pedaços


Uma das mais completas exposições sobre a Babilônia está aberta no Museu do Louvre, em Paris. São aproximadamente 400 peças entre gra-vuras , tijolos, esculturas e outros materiais arqueológicos e artísticos de cerca de 13 países. A guerra no Iraque não permitiu a ida de material local, mas ainda assim a mostra é um sucesso. Uma das obras mais interessantes é justamente o Código de Hammurabi,. uma obra em basalto negro, de mais de dois metros de altura, contendo os 282 artigos do Código. Hamurabi foi o fundador da Babilônia, no século 18 antes de Cristo.
A exposição focaliza o período de Hammurabi até Nabucodonosor II, que reinou de 605 a 562 antes de Cristo. Também é enfocado o período da invasão persa, em 539 Antes de Criisto.O período coincidiu com a invasão e destruição de Jerusalém. Daí a Bíblia referir-se à Babilônia como "cidade maldita", lembra a BBCbrasil.
Lamentavelmente a Babilônia, cidade situada 90 quilômetros de Bagdá, ficou mais uma vez ameaçada pela invasão norte-americana em 2003. A cidade havia sido restaurada no governo Saddam Hussein.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado por Blog intiresny