Busto de Garcia Márquez inaugurado em Pequim
Em 26 de junho, inaugurado o busto de bronze do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, Prêmio Nobel de Literatura, no Museu de Arte Jintai no Parque Beijing Chaoyang. Carmenza Jaramillo, embaixador da Colômbia na China, fez uma breve apresentação da biografia de García Márquez, autor de renome mundial dos Cem Anos de Solidão, e também agradeceu a todos aqueles que contribuíram para a tradução das obras de escritor.
Enquanto isso, Ruohua Chen, diretor do Museu de Arte de Jintai, disse que o crescimento de ler e estudar a obra Cem Anos de Solidão continua a ser válida desde que ganhou o Prêmio Nobel em 1982. "Pensamentos em busca de luz refletida no livro afetaram gerações de chineses", acrescentou.
Durante a cerimônia, o Museu deu duas pequenas estátuas de Gabriel García Márquez para a Colômbia, uma para colocar na Embaixada da Colômbia na China, e um para a exposição no Museu de Cartagena. Ao final da atividade, dois jovens colombianos encantaram o público com uma dança típica folclórica do país sul-americano. (Com o "Diário do Povo", de Beijing)
Comentários