Filha de Prestes fala sobre ALN no Restaurante Universitário da UEM
A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha dos revolucionários comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, estará em Maringá nesta quarta-feira e vai proferir palestra no Restaurante Universitário da UEM. A promoção da conferência “A atualidade da Aliança Nacional Libertadora (ANL) – 80 anos depois” é do Departamento de História e o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.
A conferência faz parte das atividades de greve dos servidores públicos do Estado do Paraná e tem apoio do Laboratório de Pesquisa em História Política e Movimentos Sociais (Lappom), Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo), Espaço Marx, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar).
Nascida em 27 de novembro de 1936, na prisão de mulheres de Barnim-strasse, em Berlim, Anita, com pouco mais de 1 ano, Anita foi entregue pelos alemães à avó, Leocádia Prestes. Quatro anos depois, sua mãe foi assassinada pelo regime de Hitler. Seus pais, personagens emblemáticos da História do século XX, participaram da ANL (Aliança Nacional Libertadora) que completa 80 anos em 2015.
A conferencista, segundo os organizadores, abordará a atualidade do movimento, bem como examinará a atuação da Aliança Nacional Libertadora – uma ampla frente formada, em 1935, por setores representativos da sociedade brasileira da época, mobilizados em torno da luta contra o avanço do integralismo no Brasil e do fascismo no cenário mundial
Comentários