Arábia Saudita: Cinema aberto ao público pela primeira vez em 35 anos

                                                                  
 Um cinema foi aberto nesta última quarta-feira (18) em Riad, na Arábia Saudita. Trata-se do primeiro cinema aberto ao público nos últimos 35 anos, desde a proibição do cinema do país.

O ministro de Cultura e Informação da Arábia Saudita, Awwad Alawwad, disse que a reabertura do cinema é um momento histórico para a vida cultural do país e criará mais empregos, demonstrando a transferência econômica e social do país.

Segundo as informações, o filme de Hollywood “Black Panther” foi exibido no mesmo dia no cinema, onde os espectadores não foram separados por gênero como em outros lugares públicos no país.

A empresa norte-americana AMC disse que planeja abrir 40 cinemas em 15 cidades na Arábia Saudita, e o número de cinemas no país poderá atingir os 350 estabelecimentos em 2030.

A maioria dos sauditas, sobretudo os jovens, têm grandes expectativas quanto à abertura de cinema e expressaram a sua alegria nas redes sociais.

A Arábia Saudita começou a realizar uma reforma econômica e social abrangente desde 2016. Em setembro de 2017, o país permitiu que mulheres conduzissem, uma política sem precedentes. 

Em outubro do mesmo ano, os estádios do país permitiram pela primeira vez a entrada de espectadoras do sexo feminino. Outras atividades, tais como os concertos, jogos esportivos e semana de moda, também são abertos para mulheres. 

(Com o Diário do Povo)

Comentários