Começa o Festival de Guitarra em Havana

                                                                         
 O concerto da instrumentista Ariadna Cuéllar e o Dúo Concorda acompanhados da Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba inaugurará hoje nesta capital o XV Festival e Concurso Internacional de Guitarra de Havana.

A velada terá por sede à Sala Covarrubias do Teatro Nacional às 11:00, hora local, e será precedida pelo sorteio dos participantes do evento, considerado entre os mais prestigiosos do mundo.

O evento se estenderá até 29 de abril e para o concurso tem confirmada a assistência de 16 participantes provenientes de Polônia, Espanha, França, Alemanha/Romênia, Costa Rica e Cuba.

Os três prêmios outorgam prestações por conceito de sessão de direitos de gravação da segunda e terceira voltas pela casa discográfica Produções Colibrí, e o primeiro lugar, ademais, compartilhará um concerto com a Orquestra Sinfónica Nacional.

A eleição dos ganhadores será responsabilidade do júri presidido pelo maestro Jesús Ortega, e completado por Juan Piñera, o violonista e compositor espanhol David do Porto, o pedagogo alemão Karl Heinz, e o presidente do Concurso Andrés Segovia, Diego Martínez.

Ao evento também está confirmada a assistência dos prestigiosos instrumentistas Pepe Romero (Espanha), Egberto Gismonti (Brasil) e Eliot Fisk (Estados Unidos).

Concurso inclui, além do evento, sete concertos, uma conferência, uma oficina sobre o instrumento e cinco classes magistrais repartidos entre o Teatro Nacional de Cuba, a Basílica Menor do Convento de San Francisco de Assís, a Fábrica de Instrumentos Musicais, e o Hemiciclo do Museu Nacional de Belas Artes.

Criado pelo maestro Leio Brouwer, o Festival e Concurso Internacional de Guitarra de Havana preside-o o instrumentista e pedagogo, Jesús Ortega, e é o evento mais importante de seu tipo organizado em Cuba.

Comentários