Universidade começa a restaurar parte do acervo de 1400 livros de Luiz Carlos Prestes

                                                                     

Obras foram doadas em setembro e universidade faz trabalho minucioso para preservá-las


Parte do acervo de 1,4 mil livros que pertenciam ao militar e político Luiz Carlos Prestes está em fase de restauração na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As obras foram doadas para a universidade em setembro.

O revolucionário comunista liderou o movimento político conhecido como "Coluna Prestes", na década de 1920.

Raridades

O acervo está no quinto andar da Biblioteca Comunitária.

“Livro de filosofia, de outros países que ele procurava conhecer, livro de música. É bem diversificado o acervo dele”, afirmou a bibliotecária Izabel da Mota Franco.
                                                     
Dedicatória de Euclides da Cunha para Prestes está no acervo da UFSCar — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Muitas edições se tornaram ainda mais especiais pelas dedicatórias como a que possui a assinatura de Cândido Portinari e outra de Euclides da Cunha, autor de ‘Os Sertões’. Uma biografia de Prestes escrita por Jorge Amado em 1942 também está entre as obras.

Restauração

Nem todos estão em boas condições e a UFSCar começou a fazer o trabalho de restauração. Um livro de filosofia, por exemplo, é limpo com pincéis, página por página.

Um outro exemplar estava com a capa quase solta. O trabalho foi feito com uma cola especial importada com PH neutro.


Em pequenos rasgos é feita uma espécie de curativo em que um papel especial fabricado no Japão adere à fibra.

Quando falta um pedaço de papel, que pode ter sido devorado por algum inseto tem que ser usado um filme termoativado.

Alguns foram tão prejudicados pelo tempo que vão precisar de restauro maior. Como um sobre a história do Brasil, de José Francisco da Rocha Pombo. “Eles são encaminhados para um outro serviço, um profissional restaurador e conservador”, afirmou Izabel.

O trabalho de restauro do acervo não tem data para terminar. Serão restaurados também, documentos de Prestes doados à UFSCar. Quando tudo estiver pronto vai ficar disponível para pesquisas.

Doação de filha de Prestes

Todo o acervo foi doado este ano pela filha de Prestes e Olga Benário, Anita Leocádia Prestes. Ela esteve na universidade no fim do mês passado para conferir uma exposição em homenagem ao pai.

“A razão principal é que tive conhecimento aqui estava o acervo de Florestan Fernandes, um grande sociólogo e marxista brasileiro, que inclusive foi amigo do Prestes. Vim visitar esse acervo, conheci as pessoas que trabalham e isso me inspirou confiança e por isso por doado para cá”, disse na ocasião.

Comentários