Soliânka, a sopa que é o amor dos russos (Prefiro me contentar com uma boa vodka...José Carlos Alexandre)



                                                                                                                    Vostock
                                   
Duc Mityagov


Um dos pratos mais emblemáticos da culinária russa, esta sopa é totalmente mutante, mas uma coisa é certa: ela aquecerá suas noites de frio!

Na minha opinião, a soliânka é o prato mais representativo da culinária russa. Em primeiro lugar, esta nutritiva sopa quente é a melhor maneira de se aquecer e lidar com os invernos rigorosos do país.

Em segundo, o processo de preparo da soliânka é, em grande parte, criativo e segue o estilo geral da cozinha russa: tudo na geladeira vai para a panela e o resultado é delicioso!

Eu fiz a soliânka na Suíça, na Califórnia, na República Dominicana e no Marrocos. Cada vez foi uma nova receita, baseada nas peculiaridades gastronômicas locais.

No Marrocos e na República Dominicana, por exemplo, era impossível encontrar “smetana” (creme de leite azedo ou “sour cream”). Por isto, usamos o iogurte sem açúcar – e tenho o prazer de dizer que o prato foi muito bem recebido.

Receita

Ingredientes:

500 g de carne com osso;

4 salsichas;

300 g a 400 g no total de diferentes tipos de embutidos frios: linguiça macia, presunto, bacon, linguiça Krakowska ou semelhante etc.;

250 g de batatas;

3 a 4 pepinos em conserva;

2 cebolas;

1 cenoura;

100 g de pasta de tomate;

1 limão;

Azeitonas verdes sem caroço, azeitonas pretas inteiras, alcaparras, pimenta da Jamaica e pimenta moída, folhas de louro, sal, temperos, alho (opcional, dependendo do seu gosto e do seu humor), ervas culinárias e “smetana” (creme de leite azedo).

Prepare o caldo de carne: coloque a carne em água fria, acrescente uma cebola inteira, louro, pimenta da Jamaica e sal. Cozinhe por cerca de 1 hora e meia.

Cerca de 30 minutos antes de o caldo estar pronto, frite a outra cebola, a cenoura e o pepino em conserva, todos picados em pedaços pequenos ou ralados. 

Quando a mistura estiver quase pronta, adicione o extrato de tomate, misture bem e adicione a salsicha cortada em cubos ou tiras na frigideira. Misture novamente e deixe cozinhar um pouco. Você pode acrescentar algumas colheres do caldo no finalzinho.

Retire a carne do caldo, tire os ossos dela e a corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque a carne de volta na panela, adicione a mistura já pronta de verduras e salsichas e batatas fatiadas.

Cerca de 20 minutos após a sua sopa cozinhar, acrescente as azeitonas, as alcaparras, o alho e os temperos. Corte o limão em dois. Corte a primeira metade em fatias redondas ou pedaços menores e despeje na panela. Use a outra metade para espremer o suco.

Deixe a soliânka no fogão por mais 10 a 15 minutos. Em seguida, desligue o fogão, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. A soliânka deve ser servida com ervas e creme azedo, pão preto tipo “Borodínski” e regado com “kvass” ou “hidromel frio”.

Esta é apenas uma das inúmeras receitas possíveis de soliânka. Esta sopa pode ser preparada ainda com costelas de porco defumadas, coxas de frango, salmão ou truta, cogumelos e miúdos. Você pode, ainda, fazer uma soliânka vegetariana com chucrute.

Aliás, em russo, a frase "soliânka variada", significa uma bagunça, ou uma mistura de componentes improváveis. Então, não limite sua criatividade!

Priátnogo appetita!

(Com Russia Beyond)

Comentários