Pilotos da Ibéria novamente em greve

                            
A companhia de aviação espanhola Iberia cancelou hoje 107 vôos, devido a uma nova greve de seus pilotos - a décima primeira em dois meses - contra a criação de uma filial de baixo custo.

Trata-se da quarta paralisação neste mês pelos pilotos - junto a uma parte do pessoal de terra e a tripulantes de cabine - da maior companhia aérea europeia.

Esses três coletivos paralisaram seus trabalhos nos dias 13, 17 e 20 deste mês e voltarão a fazê-lo na próxima quarta-feira, com o que encerrarão as cinco jornadas de greve programadas para fevereiro.

Filiados ao Sindicato Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas (Sepla), os aeronautas ameaçaram estender os protestos contra o nascimento da Iberia Express, filial de baixo custo que começará a voar no próximo dia 25 de março.

A direção do consórcio ratificou que a nova sociedade, que realizará trajetos curtos e médios, é inegociável.

O Sepla denunciou que a decisão da Iberia de deslocar 40 aeronaves da matriz para a sucursal a ser inaugurada coloca em risco cerca de cinco mil postos de trabalho.

A Iberia Express iniciará suas operações com 13 aviões e 500 empregados. Aumentará sua frota de maneira progressiva até 16 unidades em 2013, 28 em 2014 e atingirá as 40 unidades em 2015.

Com uma folha de pagamento de 1.500 pilotos, 15 mil trabalhadores de terra e cerca de 3.500 tripulantes de cabine, a Iberia se fundiu em janeiro de 2011 com a britânica British Airways na holding International Consolidated Airlines Group.

 

Comentários