Federação Estudantil Universitária festeja 90 anos
A Federação Estudantil Universitária (FEU), a organização de massas mais antiga de Cuba, festeja hoje seu aniversário 90 com iniciativas encaminhadas a envolver a suas mais de cem mil membros.
O ato nacional para comemorar a data se realizará no Aula Magna da Universidade da Habana, instituição com quase três séculos de existência e lugar fundacional da FEU em 1922, além de sede de outros muitos acontecimentos que marcaram a história da organização.
Entre eles, sobressaem as lutas universitárias na década dos 50, quando os estudantes iniciavam na escadaria dessa casa de altos estudos seus protestos contra o regime de Fulgencio Batista, que chegou ao poder mediante um golpe de estado em 1952.
De acordo com meios nacionais, a propósito do aniversário realizam-se nestes dias várias atividades como o Conselho Nacional da FEU que acontece entre ontem e hoje, e uma função especial preparada pelo Ballet Nacional de Cuba, companhia dirigida por Alicia Alonso.
Assim mesmo, a véspera o dúo Buena Fe ofereceu um concerto na escadaria da Universidade de Havana, o qual faz parte de um gira por várias universidades do país para compartilhar celebrações com os integrantes da quase centenaria federação.
A FEU foi fundada pelo líder estudantil e dirigente comunista Julio Antonio Mella, com o objetivo de defender os interesses desse grupo social e de outros tradicionalmente marginados como os operários.
A ampla perspectiva social da organização se concretou naqueles anos com projetos como a Universidade Popular José Martí, no qual um grupo de universitários trabalhava nas noites de maneira voluntária para instruir a operários e trabalhadores pertencentes a classes sociais desfavorecidas.
Depois do triunfo revolucionário em 1959, a FEU continua representando ao estudiantado do país e contribui também a que a universidade seja uma instituição propiciadora do desenvolvimento da sociedade.(Com Cubadebate)
Comentários