"Tostão" ganha prêmio de jornalismo
O ex-jogador e colunista esportivo do jornal Folha de S. Paulo Tostão venceu sábado o XI Prêmio Internacional de Jornalismo Manuel Vázquez Montalbán, na categoria “Jornalismo Esportivo”, na Espanha. A cerimônia de entrega aconteceu no último sábado, 20 de dezembro, no estádio Camp Nou, antes da partida do Campeonato Espanhol entre Barcelona e Córdora.
“A excelência jornalística está presentes em suas colunas, em textos de um espírito livre, lúcido, nada chauvinistas, que analisam com ironia e precisão as fraquezas da seleção brasileira”, disse o presidente do Barcelona e do júri, Josep Maria Bartolomeu.
Nascido em Belo Horizonte, em 1947, Eduardo Gonçalves de Andrade se formou médico, mas seguiu carreira como jogador de futebol. Ele marcou época no atuando pelo Cruzeiro e fez parte da equipe que venceu a Copa do Mundo de 1970, formada por, entre outros, Jairzinho, Gerson, Pelé e Rivelino. Tostão teve de se afastar dos gramados após o agravamento de um problema de descolamento de retina.
O prêmio recebido pelo colunista homenageia Manuel Vázquez Montalbán, um dos grandes nomes do jornalismo espanhol, morto em 2003. Há onze edições, a iniciativa homenageia grandes destaques da imprensa mundial nas categorias “Jornalismo Esportivo” e “Jornalismo Cultural ou Político”. Entre os laureados em anos anteriores, estão o escritor uruguaio Eduardo Galeano e a jornalista e ativista russa Anna Politkóvskaya.
Com informações da Agência EFE e da Folha de S. Paulo. (Com a ABI)
Comentários