Comentários sobre "Bacurau" abre nova temporada do Cinematógrafo na Rede Minas


                                                                   

A Rede Minas abre a sua nova grade de programação com uma grande novidade. Nesta sexta (01/11), estreia a quarta temporada do Cinematógrafo. O programa dedicado aos amantes da sétima arte vai tratar sobre o movimento cinematográfico. 

Em cada episódio, o público vai conhecer mais sobre a identidade nas produções que dão novos estilos para o modo de fazer cinema. A atração é apresentada dentro de uma sala de cinema pelo jornalista Fernando Tibúrcio. Especialistas discutem o tema e quadros trazem ainda mais novidades daquilo que aparece na telona.

Os movimentos cinematográficos são muitos. Construído por cineastas, acadêmicos e até críticos, eles “renovam e quebram padrões daquilo que o público já conhece”, como explica o jornalista Fernando Tibúrcio, que conduz o programa. Mesmo que tenham nomes desconhecidos por muitos cinéfilos, como “Nouvelle Vague” e “Nova Hollywood”, eles arrancam aplausos e ainda estão em exibição nas casas, como o famoso “O Poderoso Chefão”. O programa faz um convite para o público conhecer mais essas tendências que tornam os filmes ainda mais atraentes.

O programa apresenta quadros com dicas e críticas. Nesta temporada, tem novidade: o “Soundtrack”, que apresenta surpreendentes trilhas sonoras. O programa volta com o quadro “Meu cinema”, em que o telespectador grava um vídeo e dá a dica do que assistir.

No primeiro episódio, o programa apresenta um panorama geral sobre os movimentos cinematográficos. Para falar sobre o assunto, o Cinematógrafo traz entrevista com o crítico e diretor do portal “Cinema em cena” Pablo Villaça. 

                                                                   

Conhecido no país e no mundo pelo trabalho com o cinema, ele foi o único latino-americano a fazer parte da prestigiada Online Film Critics Society, sediada nos Estados Unidos, associação que chegou a dirigir em 2011 e 2016. Na sua obra, curtas e os livros “O cinema além das montanhas” e “Os filmes da sua vida têm muito mais para contar”. Ainda no programa o professor de cinema da UFMG Luiz Nazário, conhecido, também, pelo seu trabalho como crítico e os diversos livros publicados.

No quadro “Ponto de vista”, o videomaker Luis Matoso dá a sentença ao grande título lançado este ano, no Brasil, “Bacurau”, ganhador do Festival de Cannes: “o filme é eletrizante. Você cola na cadeira”. Assinado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Matoso chama a atenção pela forma em que a violência é roteirizada e a trilha sonora. 

Já no “Drops”, outro quadro do programa, o tema é 1999. O programa fala sobre as grandes produções lançadas nesse período que marcaram o cinema e a forma como ele é apresentada ao público, como “Matrix” e “A bruxa de Blair”. O cineasta Cao Guimarães também marca presença no quadro “Almanaque”. Com vários curtas e mais de dez longas, Cao conta sobre o seu trabalho.

O Cinematógrafo vai ao ar no dia 01/11, às 20h30. No portal da emissora, um espaço dedicado para o público conhecer mais sobre a atração: http://bit.ly/cinematografo4 .

SOBRE O CINEMATÓGRAFO
                                                                      
O Cinematógrafo é apresentado por Fernando Tibúrcio e dirigido por Johanes Junqueira. Produzido pela Rede Minas, ganhou destaque nacional com a exibição, também, pela TV Cultura, que coloca, no ar, a primeira temporada. Já a quarta temporada, “Movimentos cinematográficos”, estreia na emissora mineira no próximo dia 01/11. 

O programa é exibido semanalmente, às sextas, às 20h30, pela Rede Minas.  O Cinematógrafo também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

(Com Tatiana Coutinho/Rede Minas)

Comentários