BH em tempo de Parada Gay
Com o tema Homofobia Mata e Deve Ser Crime, a 14ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontecerá amanhã, encerrando as atividades da VII Semana BH sem Homofobia. Esta será a primeira vez que o evento levará às ruas da cidade a realidade dos crimes contra homossexuais, que vem ganhando maior espaço nas discussões públicas.
De acordo com o coordenador do evento e do Centro pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Magno, esta edição aproveita o contexto atual para engrossar o coro contra o preconceito e a morte de LGBTs.
"No ano passado, nós fomos às ruas para lutar pelos direitos LGBTs, tendo em vista o momento eleitoral. Neste, nós focamos o combate à violência, a defesa da vida e a criminalização da homofobia, levantando bandeiras que são urgentes", completa Carlos Magno.
A partir do encontro na praça da Estação, no centro da capital, o cortejo seguirá - acompanhado de cinco trios elétricos - até a rua da Bahia. Em seguida, seguirá para a avenida Afonso Pena, até chegar à rua Professor Morais. Um dos destaques será o carro das travestis. O coordenador aponta que o motivo é chamar a atenção para a maior vulnerabilidade deste segmento LGBT.
"As travestis são atualmente o maior alvo dos crimes registrados contra os LGBTs. Um fato a ser considerado é a questão da identidade de gênero delas não se encaixar nos padrões sociais.
Isso as torna ainda mais suscetíveis à violência em seus variados níveis", observa o coordenador.
AGENDA
o que. 14ª Parada Gay de BH
quando. Domingo, às 11h
onde. Praça da Estação (centro de Belo Horizonte)
quando. Domingo, às 11h
onde. Praça da Estação (centro de Belo Horizonte)
(Com Carlos Magno/O Tempo/Maíra Vieira/Divulgação)
Comentários