Praça Sinval Bambirra

José Carlos Alexandre

Será inaugurada neste sábado,  na Vila Paris, a Praça Sinval Bambirra. Sindicalista dos mais atuantes, Sinval de Oliveira Bambirra foi presidente  do Sindicato e  da  Federação  dos Tecelões além de vice-presidente do Comando Estadual dos Trabalhadores.
Eleito deputado estadual na legenda do PTB, foi um dos primeiros deputados trabalhadores da Assembleia, juntamente com Clodismidt Rianni e José Gomes Pimenta, o Dazinho, mineiro de Morro Velho.
Com o golpe de 1º de abril de 1964, ele, e os outros dois  sindicalistas  foram cassados pela Assembleia Legislativa coagida.
Preso, sofreu horrores nos porões  da ditadura, até que, libertado, foi para a União Soviética e depois para a então República Democrática  da Alemanha onde  continuou sua luta em prol  da revolução socialista brasileira, trabalhando em meios de comunicação locais.
Dois de seus filhos, com sua esposa Maria Auxiliadora, também formada em Jornalismo na
Alemanha, nasceram no exílio.Com a anistia de 1979, Bambirra e família voltaram para Belo Horizonte. Os problemas  de saúde, inclusive os causados pelas bárbaras torturas que  sofreu no cárcere ns anos de chumbo, se agravaram causando sua  morte.
Uma justa homenagem à  sua vida e obra será prestada neste sábado ao meio dia, com a inauguração  de uma praça com seu nome na Vila Paris, imediações  do Pitágoras com a presença  de autoridades, sindicalistas e familiares e seus inúmeros amigos.

Comentários