Snowden: Os EUA obtêm mais informações espionando computadores do que pessoas

                                                                             

Estados Unidos - Cubadebate - [Tradução do Diário Liberdade] O ex-analista estadunidense Edward Snowden, que revelou em 2013 a espionagem massiva da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, disse em uma entrevista a um canal estadunidense que foi "treinado como um espião" e trabalhou encoberto para agências de Washington.

Nessa entrevista com a NBC, Snowden defendeu que é um especialista que assessorou funcionários do Governo do mais alto nível: "Fui treinado como um espião no sentido tradicional da palavra. Vivi e trabalhei no exterior de maneira encoberta, fingindo que trabalhava em algo em que não trabalhava, inclusive me foi atribuído um nome que não era o meu", relata.

"Sou um técnico. Um especialista. Trabalhei em todos os níveis, desde o mais baixo ao mais alto. Por isso, quando dizem – desde o Governo – que sou um administrador de sistemas de baixa categoria que não sei do que falo, eu digo que isso é um pouco enganoso", acrecsentou Snowden, desde o seu exílio na Rússia.

Snowden repudiou os comentários de críticos de que ele era um analista de baixo nivel. "Bom, não é um segredo que os Estados Unidos tende a obter mais e melhor inteligência com os computadores atuais do que através das pessoas", disse.

"Eu não trabalhava com pessoas. Eu não recrutava agentes. O que fazia era colocar sistemas em operações para os Estados Unidos", explicou o ex-analista estadunidense desde Moscou.

Agregou que trabalhou encoberto no exterior tanto para a CIA como para a NSA e deu palestras na academia conjunta de treinamento de contra-inteligência, "onde desenvolvi fontes e métodos para manter nossa informação e agentes seguros nos ambientes mais hostis e perigosos de todo o mundo".

Na ocasião em que foram publicadas as revelações sobre a NSA, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse: "Não vou enviar um avião de reação para deter um pirata informático de 29 anos, mas faremos todo o possível para que seja detido e julgado".

A rede NBC emitiu ontem à noite a conversa mantida entre o apresentador Brian Williams e o ex-analista no programa NBC Nightly News.

A primeira grande consequência legislativa das filtrações de Snowden chegou na semana passada, quando a Câmara de Representantes aprovou pôr um fim ao armazenamento massivo de dados telefônicos por parte da NSA.

Snowden, refugiado em Moscou desde o ano passado, teria acesso a 1.7 milhão de documentos computadorizados, parte dos que filtrou pela NSA.

Com informação de NBC (Com o Diário Liberdade)

Comentários