Marcha Estadual dos/as Trabalhadores/as e da Juventude de Minas Gerais


                                                                   

Dia 28 de outubro de 2015, aconteceu em Belo Horizonte a Marcha Estadual dos/as Trabalhadores/as e da Juventude de Minas Gerais. A Marcha foi convocada pela Central Sindical e Popular – CONLUTAS e contou com a participação do Partido Comunista Brasileiro - PCB, do Coletivo Feminista Ana Montenegro, da Corrente Sindical UNIDADE CLASSISTA e da União da Juventude Comunista – UJC.

Cerca de mil pessoas participaram da Marcha em um dia bastante chuvoso na capital mineira. Os manifestantes saíram da Praça da Estação em direção à Prefeitura de Belo Horizonte. Após pararem e realizarem um protesto em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, a Marcha se dirigiu a secretaria de Planejamento e finanças da Prefeitura, localizada nas proximidades da Praça Afonso Arinos. Durante parte do dia servidores públicos municipais em Greve ocuparam a sede da secretaria para exigir que o Governo Municipal negocie com os servidores. 

Os camaradas Túlio Lopes (foto) e Ayrton Otoni, falaram no caminhão de som em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, representando o PCB/UNIDADE CLASSISTA e a União da Juventude Comunista, respectivamente. Túlio Lopes destacou “o apoio e a solidariedade do PCB e da corrente sindical UNIDADE CLASSISTA as reivindicações e lutas dos servidores municipais de Belo Horizonte em Greve e defendeu a unidade e luta da classe trabalhadora contra o AJU$TE FI$CAL e a política neoliberal do Governo”. 

Falando pela UJC, o camarada Ayrton Otoni destacou “a luta da juventude contra os ataques do governo federal em relação a educação”. O PCB segue na luta contra as políticas neoliberais do Governo Federal, a criminalização dos movimentos sociais, e, retirada de direitos.

O ato contou com a participação de moradores de algumas ocupações urbanas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sindicalistas ligados a Federação Democrática Sindical de Minas Gerais, estudantes, e pessoas que hastearam bandeiras de diversos sindicatos e movimentos sociais e populares. Esta marcha fez parte da jornada OUTUBRO DE LUTA que contou com manifestações em diversas capitais do Brasil.  


Comentários