Jornalista de rádio comunitária preso no México

                                      

O jornalista Miguel López Vega, da rádio comunitária Radio Zacatepec, foi preso, no dia 24 de janeiro, sob a acusação de obstruir a execução de uma obra pública, ataques nas estradas de comunicação e segurança nos meios de transporte.

Ele foi detido após sair de uma reunião com autoridades do estado e transferido para a Casa da Justiça em Tlaxcalancingo, em Puebla. 

A Artigo 19, organização de direitos humanos para a defesa da liberdade de expressão e o direito à informação, exige que o Procurador Geral do Estado de Puebla libere o comunicador e defensor de direitos humanos e cesse o assédio criminal contra a rádio Zacatepec.

A organização também acionou a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e o Mecanismo de Proteção do Ministério Federal do Interior (Segob) para intervir e garantir a libertação de Vega.

A Associação Mundial de Estações de Rádio Comunitária do México emitiu uma declaração “urgente” ao governador Barbosa e ao chefe do escritório da FGE, Gilberto Higuera Bernal, denunciando ameaças de repressão contra a comunidade por causa da defesa do rio Metlapanapa, contaminado por empresas industriais que despejam resíduos tóxicos nele.

“Exigimos das autoridades de Puebla a libertação imediata de Miguel López Vega, o fim das ameaças e repressão contra a comunidade de Santa María Zacatepec e o cancelamento das obras de descarga de resíduos tóxicos no rio Metlapanapa”, diz o comunicado.

Vega é membro da Frente dos Povos em Defesa da Água e da Terra em Morelos, Puebla e Tlaxcala. 



Comentários