Conferência de Segurança Pública


Minas Gerais está destinada a ter participação importante na Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública, 1ª. Conseg, a realizar-se em Brasília, de 27 a 30 de agosto. O evento, promovido pelo Ministério da Justiça, tem parcerias com órgãos públicos, trabalhadores da segurança e entidades da sociedade civil. As etapas municipais estão-se realizando e a estadual será realizada em Belo Horizonte em julho.
A primeira reunião preparatória para a Conferência estadual foi realizada dia 8, pela manhã, no auditório da Secretaria Estadual de Defesa Social, na Rua Rio de Janeiro, 471. O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, fez uma exposição detalhada, com auxílio de slides, sobre a 1ª. Conseg , ressaltando seu objetivo principal que é integrar os diversos órgãos responsáveis pela segurança com os profissionais do setor , delegados, policiais, membros do ministério público etc. e representantes da sociedade civil.
Todas as etapas preparatórias – incluindo conferências municipais, conferências estaduais, conferências livres, seminários temáticos e até mesmo conferência virtual, partem de um texto-base elaborado pelo Ministério da Justiça.
Os eixos temáticos são sete: 1- Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; 2- Financiamento e gestão da política pública de segurança; 3- Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; 4- Repressão qualificada da criminalidade; 5- Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz; 6- Diretrizes para o sistema penitenciário e 7- Diretrizes par4a o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.
Como representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, participei da primeira reunião, mesmo porque, como jornalista e militante político, o tema segurança e direitos humanos sempre me interessou.
Em outra oportunidade , neste mesmo espaço, detalharei a importância de amplo debate sobre o tema, com base no texto fornecido pelo Ministério da Justiça. Como acentuou o represente do MJ na comissão organizadora nacional, Rodrigo Xavier, a Conseg terá como linhas-mestras as diversas etapas vividas pelo país: ditadura militar, Constituição de 1988 e o atual período de democratização
Há um portal do Ministério da Justiça sobre o assunto.Quem quiser tentar é o seguinte: http://www.conseg.gov.br/ (Imagem do ministro da Justiça, Tarso Genro: Yahoo)

Comentários