Ditadura ou Ditabranda?
"Recentemente, a "Folha de S.Paulo" provocou um intenso debate - veiculado sobretudo na Internet - ao classificar o regime militar brasileiro, transcorrido entre 1964 e 1985, como uma ditadura branca - uma ditabranda. Segundo essa avaliação, o regime teria matado pouco, relativamente a outras ditaduras.
De fato, a ditadura brasileira não foi, para ficar apenas na América Latina, como as argentina e chilena, muito mais violentas. Mas daí a classificá-la como branda, constitui uma negação do termo. Sobretudo porque, desde a abertura, o número de vítimas só cresceu e isso sem que o governo tenha dado acesso a seus arquivos.
O último levantamento feito a respeito arrola mais 69 casos aos 357 mortos e desaparecidos contados em 2007 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que repetiu o mesmo número dado pela Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos, em 1995. Ajuntados aos 119 mortos feitos pela esquerda armada, o período nada teve de pacífico".(Parte do editorial Na Berlinda, publicado dia 19/05/2009, pelo jornal O Tempo)
Comentários