Frente Nacional de Resistência Popular vira partido político em Honduras



Com a volta do ex-presidente Manuel Zelaya a Honduras, no último dia 28, a Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) confirmou a transformação da Frente em um partido político. Nos próximos dias, a FNRP iniciará o processo de coleta de assinaturas para solicitar ao Tribunal Supremo Eleitoral o reconhecimento da organização como partido apto a participar das eleições hondurenhas.
A criação do partido está respaldada pelo ponto 6 do "Acordo para a Reconciliação Nacional e Consolidação do Sistema Democrático na República de Honduras”, assinado no último dia 22 por Zelaya e o atual presidente, Porfirio Lobo.
"Velar pelo cumprimento de todas as garantias que a lei concede para que a Frente Nacional de Resistência Popular solicite sua inscrição ante o Tribunal Supremo Eleitoral e participe democraticamente nos processos políticos eleitorais de Honduras”, dispõe o documento.
Em entrevista coletiva, Zelaya disse que a FNRP se transformará em um bloco político tendo como exemplo a Frente Ampla, que governa o Uruguai desde 2005.(Com a Adital)



Comentários