Vencedor do World Press Photo está desempregado e já nem tem equipamento



                                                         

Portugal - Esquerda - Daniel Rodrigues, que ganhou o primeiro prémio da categoria Vida Quotidiana do concurso de 2013 do World Press Photo, está desempregado desde setembro do ano passado e já teve, inclusive, de vender todo o seu equipamento fotográfico para pagar as contas.

Na última sexta feira, o júri internacional do World Press Photo anunciou os prémios concedidos a 54 fotógrafos de 32 nacionalidades, distribuídos por nove categorias temáticas. Entre os premiados encontra-se o fotógrafo português de 25 anos Daniel Rodrigues, ao qual foi atribuído o primeiro prémio da categoria Vida Quotidiana.

Este jovem de Riba de Ave, em Vila Nova de Famalicão, está desempregado desde setembro de 2012, pelo que foi obrigado a vender o seu equipamento fotográfico "para continuar a pagar as contas".

"Estou sem fazer nada, procuro emprego, até fora da área, em qualquer coisa", afirmou Daniel Rodrigues em declarações à agência Lusa, admitindo que espera que este reconhecimento lhe traga "principalmente trabalho na área" e também lhe permita voltar a adquirir "uma máquina fotográfica, objetivas e material, para poder voltar outra vez ao foto jornalismo", porque "as saudades já são muitas".

"Há muita gente com valor, em Portugal, que não tem trabalho. Talvez este prémio possa ajudar a que essas pessoas sejam olhadas com outra atenção. Espero que este prémio me ajude", adiantou o fotógrafo ao caderno do Público P3.

Segundo Daniel Rodrigues, a imagem premiada (foto), que foi tirada em março de 2012, enquanto participava numa missão humanitária na aldeia de Dulombi, na Guiné-Bissau, e que lhe valeu um prémio no valor de 1.500 euros, nunca foi publicada em nenhum jornal ou revista, porque "ninguém quis" comprá-la.

O sueco Paul Hansem, que captou uma imagem de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza, recebeu o prémio de fotografia do ano do World Press Photo. (Com o Diário Liberdade)

Comentários