No aniversário de Engels, conheça a obra do intelectual

                                                                     
Nascido em Barmen, Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820, Friedrich Engels era filho de um industrial prussiano e educado de acordo com os costumes vitorianos. Engels presenciou, desde a infância, as dificuldades e a miséria que o proletariado europeu enfrentava nas fábricas durante o século 19.

A produção intelectual e a atitude revolucionária do teórico alemão ficaram, por muitos anos, ofuscadas pela imagem de Karl Marx (1818-83), amigo com quem escreveu "O Manifesto do Partido Comunista".

Na biografia "O Comunista de Casaca", o historiador Tristram Hunt procura corrigir essa injustiça histórica. O autor tira o filósofo da sombra de Marx e mostra um homem rico e ativo que foi mais do que um mero coadjuvante na história do marxismo.

O livro descreve a ambiguidade e os conflitos pessoais do filósofo, de notório bon vivant ao engajamento político.

Em 1844, quatro anos antes do "Manifesto", escreve "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado", uma análise da formação da sociedade moderna após o declínio da estrutura familiar primitiva.

"Anti Dühring", de 1878, é um estudo da doutrina socialista de Eugen Düring, professor da Universidade de Berlim. A obra revela o conteúdo da teoria marxista aos líderes da social-democracia alemã.

Engels morreu, em Londres, no dia 5 de agosto de 1895. (Com a Livraria da Folha)

Comentários