Delegações participam das sessões decisivas do XX Congresso Nacional dos Trabalhadores de Cuba


                                                                




                                                                  Imagens:"Trabajadores"
Após um ano de debates sindicais, o XX Congresso da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) inicia hoje suas sessões finais, com os olhos postos na implementação das diretrizes para a atualização do modelo sócio-econômico na ilha.

Estão previstos encontros entre dirigentes dos 17 sindicatos nacionais agrupados na CTC (central única) com membros dos conselhos de direção dos organismos e entidades de setores nos que laboram.

Têm entre seus propósitos trocar impressões sobre as possíveis soluções ou respostas às propostas dos trabalhadores realizadas nas discussões prévias ao congresso, que aconteceram em milhares de assembleias de base.

Segundo Ulisses Guilarte, presidente da comissão organizadora do Congresso, o debate foi participativo e democrático, "e identificou com muita clareza como nossos filiados querem que seja seu sindicato".

Esperamos que saia um movimento sindical mais combativo, que dê continuidade ao seu caráter unitário e classista, que promova o confronto ao delito, à corrupção e as ilegalidades, indicou.

Durante todo o ano passado, como preparação ao evento, ocorreu um amplo processo de renovação nas estruturas dos sindicatos cubanos. O 17 por cento dos eleitos foram jovens, 30 por cento universitários e 45 por cento tem ensino médio superior.

Guilarte assegurou à imprensa local que o XX Congresso garantirá a unidade da classe operária cubana com a Revolução e a construção de um socialismo próspero e sustentável.(Com PL)

Comentários